metropoles.com

Banco da esquerda será primeira empresa financeira investigada na CPI do MST

Leftbank, do ex-deputado petista Marco Maia, terá que enviar informações; suspeita é de “vantagem financeira com invasões do MST”

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Divulgação
leftbank-1-1200×800
1 de 1 leftbank-1-1200×800 - Foto: Divulgação

O Leftbank, banco virtual que mira clientes que se identificam ideologicamente com a esquerda ou a centro-esquerda, será a primeira empresa financeira a ser investigada na CPI do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST). O requerimento de entrega de informações pelo Banco Central foi aprovado ontem (12/07) pelo colegiado. 

Segundo o autor do pedido, deputado Lucas Redecker (PSDB-RS), o objetivo é analisar as conexões entre o “banco da esquerda” e o MST. Ao blog, disse que é preciso “compreender seu possível envolvimento financeiro com as invasões de terras”.

Integrantes da Mesa Diretora da CPI disseram que investigar o banco será como “cortar as pernas” do movimento social, já que a empresa “mantém toda a verba” do MST.

O LeftBank foi criado em dezembro de 2020, pelo ex-deputado petista Marco Maia. É um banco brasileiro que destina parte do lucro a ações sociais, da agricultura à energia. O banco promete “o repasse de parte do lucro a iniciativas ligadas a movimentos sociais, indígenas, quilombolas e ONGs”, segundo o requerimento.

Para o deputado Valmir Assunção (PT-BA), os trabalhos da comissão revela uma inoperância das investigações. “A CPI contra o MST é dominada por bolsonaristas. Eles transformaram o colegiado em um palanque que requenta a disputa eleitoral. Não produziram nada relevante”, disse.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comBlog do Noblat

Você quer ficar por dentro da coluna Blog do Noblat e receber notificações em tempo real?