*
 

“Às vezes, cansado da batalha, eu paro um pouquinho. Cuido dos ferimentos, das dores. Retomo o fôlego. Depois, levanto. E cheio de fé eu prossigo”. A mensagem está na imagem de capa do Facebook de Rui Perpétuo, 45 anos, morador do Gama. Ativista, educador e envolvido com o movimento negro, ele tem uma história de superação. Teve dois pés amputados e perdeu a visão completa do olho direito, consequência da diabetes. O homem que sempre ajudou, agora precisa de socorro.

Para não perder a visão do olho esquerdo, que atualmente tem 50% da capacidade, Rui tem que passar por um procedimento cirúrgico rapidamente, no valor de R$ 12 mil. Como está na fila para atendimento na rede pública, os amigos tomaram a iniciativa de fazer uma vaquinha online, pedindo doações para que a cirurgia seja feita.

“Quanto mais demoro para ser operado, mais a cegueira se desenvolve. Eu venho pedir encarecidamente esse apoio. Toda ajuda será bem-vinda. Preciso dessa cirurgia para não perder totalmente a visão, ter uma melhor qualidade de vida e continuar minha luta pelas causas sociais dos negros e dos deficientes”, pede.

De acordo com o laudo médico, o morador do Gama tem menos de dois meses para fazer a cirurgia corretiva no olho esquerdo. Caso contrário, perderá totalmente a visão.

A atuação de Rui nos movimentos sociais é confirmada pela amiga Lucélia Aguiar, presidente da Comissão da Verdade sobre a Escravidão Negra.

“Ele é um militante do movimento negro bastante atuante no Gama. Eu o conheci em 2014 e, mesmo com as limitações físicas que tem, participa de todos os movimentos sociais, eventos, atos políticos. Sentimos essa necessidade de ajudá-lo a não perder a visão e fizemos a vaquinha”, disse ela, que é presidente da Comissão da Verdade sobre a Escravidão Negra, movimento social do qual Rui faz parte.

Vamos ajudar o Rui?A vaquinha vai até o dia 30 de janeiro: https://www.vakinha.com.br/vaquinha/vida-nova-ruy-perpetuo

 

 

COMENTE

vakinha on linerui perpétuo
comunicar erro à redação