metropoles.com

Avião que levava o time da Chapecoense cai na Colômbia

A aeronave em que estava a Chapecoense caiu próximo a Medellín, na Colômbia, na madrugada desta terça-feira (29/11)

atualizado

Compartilhar notícia

Luis Benavides/Associated S/Estadão Conteúdo
QUEDA DE AVI√O NA COL‘MBIA
1 de 1 QUEDA DE AVI√O NA COL‘MBIA - Foto: Luis Benavides/Associated S/Estadão Conteúdo

A Unidade Nacional para Gestão de Riscos de Desastres da Colômbia confirmou, na noite desta terça-feira (29/11), que encerrou as buscas por sobreviventes do acidente do avião que levava o time da Chapecoense e vários jornalistas brasileiros. Segundo o órgão, foram 71 mortos encontrados e seis resgatados com vida, mas um morreu no hospital. Mais de 150 estiveram envolvidas na operação.

O avião que levava os jogadores da Chapecoense a Medellín, na Colômbia, onde a equipe disputaria a primeira partida da final Copa Sul-Americana contra o Atlético Nacional nesta quarta-feira (30/11), caiu próximo ao aeroporto internacional da cidade.

A Aerocivil anunciou, por volta do meio dia  desta terça-feira (29/11), que seis pessoas sobreviveram ao acidente. São eles: Ximena Suárez (auxiliar de voo), Erwin Tumiri (técnico de aeronave), os jogadores da Chapecoense Alan Ruschel, Jackson Follmann e Hélio Zampier (o Neto) e o jornalista Rafael Valmorbida.

Xinhua / Notícias Telemedellín
Resto dos destroços do avião

Das 84 pessoas que viajariam para Medellín, ao menos três não embarcaram e estão no Brasil: o prefeito reeleito de Chapecó, Luciano Buligon (PSB-SC), o deputado estadual Gelson Merisio (PSD-SC), presidente da Assembleia Legislativa de Santa Catarina, e Plínio David De Nes Filho, presidente do Conselho Deliberativo do Chapecoense.

Arte/Metrópoles

Tragédia
O acidente ocorreu por volta de 1h desta terça (29), no horário brasileiro. Às 7h, o prefeito de Medellín, Federico Gutiérrez Zuluaga, informou que pelo menos 25 pessoas não resistiram à queda do avião com o time de Santa Catarina a bordo. Às 7h40, aproximadamente, esse número foi atualizado pela polícia colombiana.

Do total, 48 eram integrantes da equipe catarinense. O avião caiu a 30 km da cabeceira do Aeroporto de Medellín em uma região montanhosa, de difícil acesso. Choveu na manhã desta terça (29), o que dificultou o resgate.

A delegação do time de Santa Catarina saiu do Aeroporto de Guarulhos, em São Paulo, na tarde de segunda (28). Fez uma escala em Santa Cruz de La Sierra, Bolívia, e seguia em um voo da companhia boliviana LaMia para Medellín, quando sofreu o acidente.

Além do time da Chapecoense, havia 21 jornalistas brasileiros, entre eles, profissionais da Fox Sport, como o ex-jogador Mario Sérgio Pontes de Paiva, comentarista esportivo da emissora. A equipe da Chapecoense disputou a partida no fim de semana contra o Palmeiras pelo Campeonato Brasileiro. O time paulista saiu campeão.

 LUIS BENAVIDES/ASSOCIATED PRESS/ESTADÃO CONTEÚDO
Retirada dos corpos no local do acidente

Os feridos foram levados para dois hospitais da região, um deles o San Juan de Deus. Em comunicado divulgado no Twitter, o Aeroporto de Medellín confirmou o resgate de seis sobreviventes do acidente envolvendo o avião que transportava o time da Chapecoense à Colômbia.

A causa do acidente ainda não foi esclarecida, mas especula-se que a queda tenha sido provocada por falta de visibilidade, falha elétrica ou até mesmo pane seca. (Com informações da Agência Estado e Ansa)

Confira vídeo do resgate no local do acidente, perto de Medellín, na Colômbia.

Compartilhar notícia