Parada LGBT de Taguatinga traz programação variada a Brasília

Até domingo (12/8), a organização promove encontros e discussões importantes para a comunidade

atualizado 06/08/2018 13:20

iStock

Próximo domingo, dia 12 de agosto, acontecerá a 13ª Parada do Orgulho LGBTS de Taguatinga, com o tema “Tire seu voto do armário, vote LGBT”. Além do evento principal, ao longo de toda a semana há uma programação megaespecial.

“Aceitando a provocação da maior parada do mundo – a de São Paulo – estaremos divulgando a necessidade da mensagem de que o voto seja LGBT e não em branco”, afirma Michel Platini, presidente do Conselho de Direitos Humanos do DF e um dos organizadores do evento.

A semana começou, nessa segunda-feira (6/8), com a celebração da visibilidade lésbica, comemorada oficialmente em 29 de agosto. Nos dias 7 e 9, a partir das 19h, no Teatro da Praça, acontece uma das programações mais interessantes: a Oficina de Comédia Stand-up do grupo Mino Ria.

A ideia do grupo é oferecer exatamente um espaço seguro para minorias políticas terem seu local de fala na comédia, além de alertar aos humoristas da atuação com responsabilidade social no cenário do humor atual. O trabalho do Mino Ria pode ser conferido aqui.

Outro importante momento da semana será nesta sexta-feira (10), com o Encontro de Escritoras e Escritores LGBTs do DF, também no Teatro da Praça, às 19h. Terá a presença de Katiana Souto (autora do livro escura.noite); Débora Rita (Cartas para NegraLua); Beatriz Ferreira Aqualtune (Oju Oiyn, Okã Inã); Tatiana Nascimento Dos Santos e Marina Mara (poeta/artista da palavra falada). Além de Maria Léo Araruna, Pedro Ivo, Almir Gomes, Aharom Avelino e Jander Gomez.

Mas talvez o momento mais importante dessa semana ocorra nesta quarta-feira (8). Na ocasião, será assinado o tratado que garante o compromisso de candidatos às eleições de 2018 com questões prioritárias para os Direitos Humanos e consolidação da cidadania plena da população LGBT. Os pré-candidatos ao Governo do Distrito Federal, Senado, Câmara Legislativa e Federal foram convidados.

A Parada em si, que acontecerá na Praça do Relógio, a partir das 13h, contará com as atrações musicais: Pedro Quevedo, Grupo Girassol, Drag Queen Lushonda, Drag Queen Dakota Overdoze, Marcos Smalls, Júnior Wellzz, Motielli e Grupo Tenn Royal. Além dos DJ’s Afronte, AfroBixas, Rey Torres, Nyra Paula, Maiana, LaBonita e Paulo Santos. Ou seja, um belo apanhado de artistas da nossa cidade que, junto à sua arte, fazem um importante trabalho de divulgação da pauta LGBT.

Ou seja, toda uma semana de programação para que a questão LGBT seja pensada de forma ampla e com atitudes concretas visando sua realização na prática. Afinal, dentro da sociedade em que vivemos, por mais que a barbárie queira nos dizer que ela está desacreditada, a política ainda é a forma civilizada de se buscar justiça social.

Divulgação

Últimas notícias