Cor, estilo, liberdade e diversão em apenas uma peça. Em meio à quarentena de 2020 provocada pelo novo Coronavírus, o trend incrível Tie dye retoma o sucesso na pegada do DIY – acrônimo em inglês para “faça você mesmo”. Em paralelo, o mercado aposta nos itens que são tendência nas modas feminina e masculina com base no tingimento de roupas. O Metrópoles preparou uma lista com produtos imperdíveis.
Tie Dye
A técnica de origem japonesa, conhecida por Shibori no Japão, combina diferentes cores, e o resultado do processo é incerto. Dessa forma, a customização pode entregar várias formas expressivas. Na Índia, o estilo é chamado de Bandhani.

Traduzida do inglês por “amarrar e tingir”, o procedimento multicolorido foi fortemente abraçado pela comunidade Hippie da década de 1970. Hoje, basta dar uma olhada nas redes sociais para se deparar com o retorno triunfal do estilo, que está ligado ao movimento de contracultura e contestação social.
Estilo
O Tie dye remete ao verão e à descontração, mas pode ser usado em ambientes corporativos. Para a consultora de moda Mariana Queiroz, as peças que acompanham o estilo também tendem a ser mais confortáveis. “A ideia é misturar conforto e peças clássicas. O Tie dye pode ser utilizado em local de trabalho de forma pontual e com a mistura de elementos”, destaca.
Mariana Queiroz dá dicas:
- Trabalho: coloque um terninho por cima de uma peça Tie dye. A estampa deve ser o ponto de descontração do look, não o foco dele.
- Cores: se a camiseta/blusa tiver as cores azul, rosa e branco, combine outra peça com alguma dessas três cores. Isso também vale para acessórios e maquiagem.
- Combinação: se houver dificuldade para combinar peças coloridas, concilie a vestimenta com tons neutros, como branco, preto e cinza.
Viva a festa das cores:
Moletom Tie dye


Tênis casual Tie dye


Bermuda Tie dye


Short cintura alta Tie dye


Vestido longo Tie dye


Biquíni Tie dye


Camiseta Tie dye


Os valores mencionados se referem à data de publicação da matéria e podem sofrer alterações de acordo com os critérios de cada loja. O Metrópoles não comercializa os produtos ou serviços citados.