Vitrine M

Patinete elétrico Urban X é de simples condução e chega a 27 km/h

Veículo é um dos principais lançamentos de mobilidade urbana da Atrio, marca esportiva da Multilaser. Confira o teste completo do Metrópoles

atualizado 14/01/2022 16:36

Patinete elétrico Urban XAlex Akira/Metrópoles

Para quem está cansado do trânsito do dia a dia, as bicicletas e os patinetes elétricos são excelentes alternativas para se locomover de um lado para o outro. Além disso, o uso desses transportes contribui com a preservação do meio ambiente.

Os patinetes elétricos, por exemplo, têm cada vez mais atraído a atenção dos brasileiros. Isso porque são práticos, divertidos e super úteis para pequenos deslocamentos, fugindo daqueles engarrafamentos.

Atento a isso, a Atrio, marca esportiva da Multilaser, lançou alguns veículos de mobilidade urbana no fim de 2021, como o patinete elétrico Urban X. Para conferir de perto essa novidade, o Metrópoles testou o equipamento pelas ruas de Brasília. Confira as nossas considerações:

Autonomia e tempo de carga

A bateria do Urban X possui carga elétrica de 10.000 mAh, uma capacidade bastante positiva para o modelo de classificação intermediária, permitindo autonomia de até 25 quilômetros de distância – podendo variar de acordo com peso do usuário e condições do percurso.

Para carregar o patinete são necessárias aproximadamente sete horas na tomada. O modelo possui um transformador, podendo ser usado tanto em locais de 110 V como de 220 V. Nesse ponto, a marca poderia revisar e buscar soluções para diminuir o tempo de recarga, já que o usuário necessita carregar o veículo praticamente a noite toda.

Velocidade máxima

O patinete conta com um motor com potência de 350 watts e, segundo a marca, velocidade máxima de 25 km/h. Entretanto, de acordo com o velocímetro do próprio veículo, foi possível chegar a 27 km/h. Ele alcança esse limite em um tempo bastante rápido, ainda mais se a via for asfaltada e plana.

Segurança: sinalizações e pneus

Para maior segurança, o modelo é equipado com farol dianteiro integrado, em que basta pressionar duas vezes no painel de Led para ligar, e freio iluminado toda vez que é acionado. As laterais das rodas também possuem fitas reflexivas para deixar o patinete ainda mais visível.

Patinete elétrico Urban X

Os pneus são sólidos com tecnologia Honey Comb – possuem cavidades e sem câmara de ar -, ou seja, não furam nem esvaziam. Além dessa vantagem de não necessitar de enchimento, esse material conta com base antiderrapante, fornecendo uma experiência mais segura e estável.

Peso máximo e portabilidade

A capacidade máxima de carga do Urban X é de 120 kg, ou seja, é necessário observar o peso do usuário e a bagagem que ele transportará diariamente. Nos testes feitos, em nenhum momento o peso limite foi ultrapassado, sendo 82 kg do usuário somado a uma mochila de 7 kg.

Outra excelente vantagem do modelo da Atrio é a portabilidade que oferece. Isso porque o Urban X é dobrável, facilitando para quem deseja usá-lo como principal veículo diário ou só para complementar o trajeto. Porém, ele pesa cerca de 15 kg, ou seja, quem for levar para cima e para baixo precisa ter um pouquinho de força.

Patinete elétrico Urban X

Experiência

O patinete elétrico Urban X, da Atrio, é um excelente modelo para quem deseja fazer pequenos percursos, se divertir durante o fim de semana e, até mesmo, para escapar do trânsito do dia a dia. Ele é super viável para transporte, já que é possível dobrá-lo. Entretanto, é importante lembrar que para recarregar são necessárias sete horas, ou seja, após usar já é bom ligar na tomada.

A condução do veículo é bem simples e intuitiva, basta acionar o interruptor central para ligar o patinete (o mesmo que mostra a velocidade e a carga disponível) e apertar o acelerador no lado direito do guidão ou a manete de freio na manopla esquerda.

Patinete elétrico Urban X

Patinete elétrico Urban X, da Atrio

R$ 2.999,90EmpresaComprar

Os valores mencionados se referem à data de publicação da matéria e podem sofrer alterações de acordo com os critérios de cada loja. O Metrópoles não comercializa os produtos ou serviços citados.

Mais Vitrine M
Newsletter