Em tempos de isolamento social, muitas pessoas passaram a dedicar mais tempo aos cuidados do lar. Na lista de afazeres do “novo normal”, a manutenção dos jardins foi incluída nas novas atividades de casa. Porém, dentro das funções, não é segredo para ninguém que cortar a grama é um trabalho cansativo. No entanto, com um bom equipamento é possível realizar o trabalho rapidamente e sem muito esforço.
À medida que as gramas crescem, manter um jardim saudável e bonito pode se tornar uma das mais difíceis tarefas, especialmente se estiver lidando com uma área grande. Existem diversos modelos de máquinas para aparar a grama disponíveis no mercado com potência, recursos e preços variados, por isso o Metrópoles selecionou dicas e modelos para te ajudar na escolha mais adequada.
Escolha o tipo de cortador pelo modo de funcionamento e área do terreno que ele comporta:
- Cortadores a gasolina: ideais para jardins extensos. As lâminas ajustáveis garantem potência, rapidez e facilidade de operação. Porém, emitem mais ruídos. Dispensa os fios e a necessidade de uma tomada.
- Cortadores elétricos: ideais para jardins que variam de pequeno a médio porte e podem ser usados em áreas planos e terrenos irregulares. Em geral, são leves, silenciosos e de fácil manuseio.
- Cortadores manuais: ideais para pequenas áreas de jardim, de até 150 m². Fácil de operar, esses equipamentos exigem o uso da força física. Também são conhecidos por aparadores, pois ajudam a cortar e dar o acabamento final da grama.
Importa saber:
- A maioria dos modelos conta com regulagem de altura do corte da grama. Os valores mínimos variam de 2 cm a 3 cm e os máximos vão de 5,3 a 8,9 cm. Para intervalos mais longos do corte, escolha aqueles com corte mínimo de 2 cm de altura.
- A largura do corte ou espaço atingido pelas lâminas também é um fator importante, pois irá reduzir e influenciar no tempo de trabalho. Alguns cortadores manuais chegam a ter lâminas medindo menos de 30 cm. Já nos cortadores elétricos, a bateria e a gasolina, a faixa de corte varia de 20 cm a 50 cm.
Com essas dicas essenciais, agora, é só conhecer as características do jardim ou do terreno e escolher o modelo mais adequado para um gramado sem defeitos. Confira os equipamentos que o Metrópoles selecionou para se ter em casa:
Cortador de Grama Trapp


O diferencial do modelo está na potência, bem acima da média. Com 2500 W e um corte largo de 48 cm, é ideal para cortar a grama de áreas extensas de até 800 m².
- Modelo: Elétrico
- Potência: 2500W
- Cesto Recolhedor: 46 litros
- Altura do corte: 9 níveis (de 3,4 cm a 9,5 cm)
- Peso: 37,5 kg
Cortador De Grama Tramontina


- Modelo: Elétrico
- Potência: 2500W
- Cesto Recolhedor: Não possui
- Altura do corte: 4 níveis (2,8 cm a 6,8 cm)
- Peso: 27,3 kg
Cortador de Grama Vonder


Excelente opção para quem busca um equipamento fácil de manuseio e leve (apenas 17,5 kg). O modelo conta com um corte mínimo de 2 cm de altura, permitindo um serviço mais duradouro.
- Modelo: Elétrico
- Potência: 1800W
- Cesto Recolhedor: 45 litros
- Altura do corte: 6 níveis (2 cm a 7 cm)
- Peso: 17,5 kg
Cortador de Grama Black & Decker


Modelo com ótimo custo-benefício. Embora a potência não seja das melhores, entrega qualidade no serviço.
- Modelo: Elétrico
- Potência: 1600W
- Cesto Recolhedor: 45 litros
- Altura do corte: 5 níveis (2,8 cm a 6,8 cm)
- Peso: 19,7 kg
Cortador de Grama a Gasolina Trapp


Para quem procura um bom modelo a gasolina, este, sem dúvidas, não irá decepcionar. Equipado com sistema de freio automático, ignição por indução, partida manual retrátil com descompressor, controle automático de rotação e baixo índice de ruído. Indicado para qualquer tipo de terreno.
- Modelo: Gasolina
- Velocidade: 4,2km/h
- Cesto Recolhedor: 44 litros
- Altura do corte: 9 posições (2,8 cm a 8,9 cm)
Aparador De Grama Tramontina


Um dos modelos de aparador de grama elétrico mais vendidos da Amazon. O modelo oferece maior precisão dos movimentos com o pegador anatômico e o ajuste de posição da empunhadura. Também conta com uma trava de cabo elétrico que não deixa o fio soltar durante o uso. É bastante indicado para o uso doméstico, em pequenos jardins, e para dar o acabamento.
- Potência de 1000 W
- Diâmetro de corte de 28 cm
- 11.000 RPM (rotações por minuto)
- Peso: 2,7 Kg
Aparador de Grama Stanley


Aparador para quem procura um equipamento de alta precisão. Ele é capaz de cortar, sem maiores problemas, pequenos galhos e plantas um pouco mais resistentes. O modelo oferece maior controle e precisão nos movimentos do corte com giro em 180°.
- Potência de 900W
- Diâmetro de corte de 35,8 cm
- 12.000 RPM (rotações por minuto)
- Peso: 4,3 Kg
Os valores mencionados se referem à data de publicação da matéria e podem sofrer alterações de acordo com os critérios de cada loja. O Metrópoles não comercializa os produtos ou serviços citados.