Vitrine M

LG lança ar condicionado inverter UV Nano que mata vírus e bactérias

Fabricante traz ao Brasil equipamento com comando de voz e tecnologia exclusiva que limpa o ar por meio de lâmpadas de LED

atualizado 12/01/2022 19:10

LG/Divulgação

A sul-coreana LG lançou nesta quarta-feira (12/1) a linha 2022 de ar condicionado inverter da marca. A novidade fica por conta de uma tecnologia batizada de UV Nano, capaz de limpar o ar de ambientes por meio da ação de lâmpadas de LED ultravioletas que funcionam dentro do aparelho.

Batizado de Dual Inverter Voice UV Nano, o equipamento conta com uma nova tecnologia que promete eliminar até 99,99% das impurezas dentro do aparelho, garantindo que o ar saia puro para o usuário.

“Acreditamos que essa seja a evolução da purificação do ar. As lâmpadas ultravioletas (UV Nano) são capazes de destruir o DNA dos micro-organismos existentes no ar e nas superfícies, eliminando vírus, bactérias, mofos e impurezas”, explica André Pontes, gerente de produto da LG.

Apesar da promessa de conter a proliferação de vírus, Pontes alerta que ainda faltam análises mais profundas para saber se o equipamento ajuda a eliminar o vírus da Covid. “Acho que seria necessário ter sido feito testes envolvendo todas as cepas existentes, coisa que preferimos não fazer. Por isso, em nossa comunicação estamos realizando uma linguagem mais generalista, citando ‘vírus’, bactérias em geral”, acrescenta.

LG Inverter UV Nano

O sistema multi filtragem atua em quatro etapas: 1) pré-filtro, captando as partículas de impurezas que estão no ar; 2) filtro antialérgico, removendo substâncias que causam alergias e irritações respiratórias, como ácaros, poeira, fungos e mofo; 3) auto limpeza, processo de secagem que elimina a umidade no trocador de calor e; 4) UVnano, acabando com as impurezas dentro do aparelho, fazendo com que o ar saia puro. 

Disponíveis nas cores branca e cinza (linha Artcool), o produto oferece quatro potências: 9.000 btus, 12.000 btus, 18.000 btus e 24.000 btus. 

Outro diferencial do equipamento é a funcionalidade de comando por meio de voz. O modelo já conta com Wi-Fi integrado, ou seja, está pronto para ser utilizado e sincronizado com Alexa ou Google Assistente.

Por meio do app LG ThinQ é possível, por exemplo, ligar/desligar o ar condicionado, mudar os modos de refrigeração ou alterar a temperatura.

Além disso, o modelo conta com o sistema dual inverter que economiza até 70% de energia e esfria os ambientes de forma 40% mais rápida.

“Diferente do compressor convencional, ele praticamente nunca desliga, isso faz com que ele consiga entregar mais economia. Quase 57% dos produtos comercializados no mercado nacional já adotam esse tipo de tecnologia, então, entendemos que o consumidor tem tido cada vez maior consciência sobre os benefícios desses aparelhos”, conta Pontes.

Para se ter uma ideia, enquanto um ar condicionado convencional que permanece oito horas ligado consome 5.536kWh, um modelo inverter consome apenas 1.565kWh. Além disso, o nível de ruído e o impacto do vento tendem a ser menores.

Atualmente, a LG é líder no segmento no Brasil. Em 12 meses, a marca saltou de 23,1% para 26,4% de participação, segundo a consultoria de inteligência de mercado GfK.

LG Dual Inverter Voice UV Nano 12.000 BTUs

LG Dual Inverter Voice UV Nano 12.000 BTUs
R$ 3.437,10EmpresaComprar

Os valores mencionados se referem à data de publicação da matéria e podem sofrer alterações de acordo com os critérios de cada loja. O Metrópoles não comercializa os produtos ou serviços citados.

Mais Vitrine M
Newsletter