Pescar é um esporte e também significa relaxamento. No entanto, para a atividade ser ainda mais produtiva e agradável, são necessários bons acessórios – o molinete, por exemplo. Prático e eficiente, o equipamento é indicado, em especial, para quem está começando a se aventurar no mundo da pesca. O Metrópoles selecionou 10 molinetes mais procurados no mercado on-line.
Também conhecido por “carreto”, a ferramenta é indispensável para o pescador. Ela encaixa na vara de pesca para enrolar e puxar a linha quando o peixe morder a isca. Dessa maneira, pode ser usada em pesqueiros, rios, lagos e mares. A lista traz produtos que variam em freios, rolamentos, tamanhos, cores e preços.
Vantagens do molinete
O acessório de pesca conta com ótimo arremesso e não forma as famosas “cabeleiras” (linhas embaraçadas). Além disso, o risco de romper a linha na hora de saltar na água é baixo. E o melhor: garante durabilidade, com muito custo-benefício.

Outro ponto interessante é que a troca do carretel pode ser feita a qualquer hora, ajustando-se a todo tipo de pescaria. Muito útil, o molinete facilita o movimento da vara em lugares de bastante vento.
Tipos
Existem dois tipos de molinetes para pesca: o de fricção dianteira e o de fricção traseira. Este último é menos conhecido, mas proporciona maior conforto no reajuste de fricção para fisgar o animal. Os modelos podem ser de plástico mais resistente – mais leve, indicado para peixes pequenos, alumínio ou grafite –, indicado para peixes grandes.
- Ultraleve (UL) e leve (L): para linhas de 0,15 a 0,23 mm e peixes pequenos, como tilápia e traíra.
- Médio (M): para linhas de 0,30 a 0,40 mm e peixes médios, como robalo e pacu.
- Pesado (H): para linhas de 0,45 a 0,60 mm e peixes grandes, como barracuda e atum.
- Extrapesado (XH): para linhas de 0,60 a 0,90 mm e peixes extragrandes, como garoupas e olho de boi.
Estrutura
O artigo é simples. Dispõe de uma alça (onde a linha fica), botão (que regula o freio e solta a linha na água), manivela (responsável por puxar o peixe), chaveta (trava a manivela e haste) e a parte vertical que se ajusta à vara de pesca.
Molinete x carretilha
Muitos amantes e aspirantes à pesca ficam em dúvida sobre qual é o melhor item. Na verdade, a resposta depende do tipo de pesca. O molinete é mais fácil de manusear do que a carretilha. Enquanto o primeiro é mais indicado para iscas mais leves, o segundo permite mais volume e arremessos mais distantes.
Dica: fique de olho na quantidade de rolamentos da peça, pois quanto maior o número, mais giros tem a manivela. Alguns modelos chegam a 10 rolamentos!
Confira 10 molinetes que vão tornar a pesca ainda mais prazerosa:
Molinete de pesca - Marine Sports


Modelo: Arena 4000 FD (Fricção Dianteira)
Rolamento: 1
Material: grafite
Molinete de pesca - Marine Sports


Modelo: XT 6000i
Rolamento: 3 de esferas + 1 de roletes
Material: grafite e alumínio
Molinete de pesca - Okuma


Modelo: Inspira ISX-20R
Rolamento: 8BB +1RB
Material: Carbono
Molinete de pesca - Marine Sports


Modelo: Venator 1000
Rolamento: 10 rolamentos de esferas + 1 de roletes
Material: carbono
Molinete de pesca - Maruri


Modelo: Carina 2000
Rolamento: 3
Material: alumínio
Molinete de pesca - Daiwa Strikeforce


Modelo: 2000-B
Rolamento: 1
Material: alumínio
Molinete de pesca - New Force


Modelo: 1000 FD
Rolamento: 6
Material: grafite e alumínio
Molinete de pesca - Shimano Sienna


Modelo: 1000 FG
Rolamento: 4
Material: grafite e alumínio
Molinete de pesca - Maruri


Modelo: ultra light
Rolamento: 4
Material: alumínio
Molinete de pesca - Fanshun


Modelo: 1000 FB
Rolamento: 10
Material: grafite e alumínio
Os valores mencionados se referem à data de publicação da matéria e podem sofrer alterações de acordo com os critérios de cada loja. O Metrópoles não comercializa os produtos ou serviços citados.