Utopias em construção: mostra encanta alunos do Riacho Fundo II
Alunos do Centro de Ensino Médio 01 do Riacho Fundo II conheceram a história da capital na mostra Utopias em construção, no Museu Nacional

Nesta quinta-feira (20/8), a exposição Utopias em construção: Brasília nas dobras do tempo, em cartaz no Museu Nacional da República, foi palco de um dia de aprendizado para os alunos do Centro de Ensino Médio 01 do Riacho Fundo II. Em meio a documentos, fotografias, projetos e obras de arte, os estudantes puderam conhecer de perto parte do acervo cultural e histórico da capital federal.

Receba no seu email as notícias de Fitness&Nutrição
Frequência de envio: Duas vezes na semana
Ver todasRealizada pelo Metrópoles Arte em parceria com o Arquivo Público do Distrito Federal (ArPDF), a mostra aproximou os alunos de parte do conhecimento sobre Brasília adquirido em sala de aula. Os jovens participaram de uma visita guiada, com monitores apresentando cada eixo da iniciativa, que tem curadoria de Marcus Lontra, Marília Panitz e Rafael Peixoto.
O percurso expositivo está dividido em três setores principais — Área Monumental, Segmentos Radiais e Núcleo Documental —, que exploram diferentes aspectos da formação, da ocupação e da evolução de Brasília.
Alunos do Riacho Fundo II celebram a construção da capital na mostra Utopias em construção
Acompanhando os estudantes, a professora de história Graziela da Silva Souza exaltou a iniciativa do Metrópoles.
Entre no canal de WhatsApp do Metrópoles Vida & Estilo“Tem alguns anos que o currículo do Distrito Federal vem tendo algumas disciplinas que cobram diretamente a história de Brasília, a história e geografia da cidade. Essa exposição é muito importante para eles, pois coloca em prática as fontes históricas que eles estudam durante o ano. Alguns nunca tinham ido a uma exposição de arte. Para eles, têm sido bem interessante”, destacou.

O interesse dos estudantes acompanhou cada explicação ao longo da visita. Para Lucas Rodrigues Araújo, de 19 anos, aluno do segundo ano do ensino médio, um dos momentos mais interessantes foi entender melhor a transferência da capital do Rio de Janeiro para Brasília, em abril de 1960.
“A mostra oferece um bom guia para conhecer a história de Brasília, do passado até os dias de hoje”, comentou.

Alane de Oliveira Jesus, de 16 anos, aluna do primeiro ano do ensino médio, também compartilhou suas impressões. “Eu já conhecia um pouco sobre a construção, mas nunca tinha visto algo tão detalhado. De tudo o que eu vi, o que eu mais gostei foram os esboços do Lúcio Costa, que mostram as cores e as ideias antes de definirem o projeto oficial. Dá pra ver que a letra é dele, algo histórico. Fiquei muito intrigada”, destacou.

Serviço
Exposição Utopias em construção: Brasília nas dobras do tempo
Museu Nacional da República (SCTS Lote 2 – Plano Piloto, Brasília – DF, ao lado da Rodoviária)
Entrada gratuita
Visitação de terça a domingo, das 9h às 18h30













