*

Se você é apaixonado por esportes, pode separar o passaporte e ficar de olho nas passagens. No Brasil e ao redor do mundo existem museus dedicados exclusivamente a modalidades atléticas e olimpíadas.

Troféus, carros de corrida, pranchas de surfe e muita história preenchem as alas desses locais perfeitos para quem quer aprender ainda mais sobre esportes. Além disso, as cidades que abrigam os museus são turísticas e valem a pena serem conhecidas.

Confira os principais museus esportivos no mundo, segundo o site Viajanet:

Museu do Surfe

Construído em 1993, o museu fica em Torquay, Austrália, cidade famosa por suas ondas incríveis e grande número de surfistas na região. A principal praia da área é a Bells Beach, a apenas 10 minutos do estabelecimento. O acervo conta com fotos, artigos usados pelos principais nomes do esporte e um hall da fama homenageando Gabriel Medina, Mineirinho e Kelly Slater.

 

Museu Pelé

Uma casa de arquitetura tradicional em Santos, São Paulo, foi transformada em museu para celebrar o icônico jogador de futebol. O local foi inaugurado em 2014 e abriga mais de dois mil itens, incluindo fotos, camisas e taças. Os visitantes podem aproveitar áreas interativas, com direito a cobrança de pênaltis e medidor da velocidade dos chutes.

 

Museu Olímpico

Localizado em Lausanne, Suíça, o ambiente possui mais de 10 mil artigos olímpicos, como tochas, medalhas, uniformes, equipamentos e miniaturas dos estádios. O espaço é perfeito também para crianças, que podem aproveitar os brinquedos inspirados nas competições.

 

Hockey Hall of Fame

#hockeyhalloffame #toronto

Uma publicação compartilhada por Ayoung Choe (amy) (@ayoung_choe) em

Hóquei é o principal esporte no Canadá. A paixão é tão grande que um hall da fama da modalidade foi construído em Toronto. O ambiente abriga réplicas de troféus importantes e oferece uma pista de gelo na qual o visitante pode brincar de goleiro.

 

Museu do Futebol

❤️⚽️

Uma publicação compartilhada por Bruno Santos (@bugsantos) em

Um grande espaço dedicado a tudo que envolve futebol foi criado na capital paulista em 2008. O museu prestigia jogadores, técnicos e narrações especiais em 15 ambientes interativos. As salas informam a história do esporte e sua importância no Brasil.

 

Museu Schumacher

Divulgação

Em abril, um museu em homenagem a Michael Schumacher será aberto na cidade de Colônia, Alemanha. Além do acervo de carros e objetos pessoais, o ambiente também vai abrigar um hotel temático, restaurantes, teatro e salas para eventos e reuniões.