8 destinos próximos a Brasília que podem ser explorados num feriadão

Descubra novas cachoeiras, rios, cavernas e trilhas fora das opções óbvias. São vários os tesouros escondidos espalhados pelo Cerrado

Claudia Meireles
Compartilhar notícia

A poucos quilômetros de Brasília, cachoeiras, trilhas, rios e cavernas escondem passeios maravilhosos. São opções que fogem do roteiro conhecido de Pirenópolis (GO) e Alto Paraíso (GO). O Metrópoles selecionou oito locais para você se jogar na aventura. Boa viagem!

Mambaí
Localizado no nordeste de Goiás, a 357km de Brasília, o local ainda é um destino muito pouco conhecido pelos brasilienses. Esse paraíso escondido abriga mais de 200 cavernas, diversas cachoeiras, piscinas naturais, trilhas ecológicas, lagos e cânions.

Um programa muito legal é cruzar o cânion do Córrego das Dores em uma das maiores tirolesas do Brasil – são 102m de altura e 320m de extensão. Situado na Área de Proteção Ambiental (APA) Nascentes do Rio Vermelho, Mambaí abriga geografia privilegiada e rica variedade de fauna e flora.

1/11
Rapel na Cachoeira do Funil
Explorando as cavernas
Cachoeira do Cerrado
Cachoeira do Cerrado
Navegando nas corredeiras
Caverna Senhor dos Anéis
Poço Azul
Tirolesa

Formosa
A 84km de Brasília, Formosa possui cachoeiras espetaculares. Entre elas, o Salto do Itiquira, com estrutura de cimento (infelizmente) para receber visitantes. Outro ponto espetacular é o Buraco das Araras, com 100 metros de profundidade. Ainda tem o Lajedo, que forma grandes piscinas naturais, a Gruta das Andorinhas e a Lagoa Feia.

1/10
O Buraco das Araras
Salto do Itiquira fica em um parque municipal
Cachoeira do Indaiá
Vista aérea do Buraco das Araras
O Buraco das Andorinhas
Clube das Araras
Sítio Arqueológico do Bisnau

Corumbá de Goiás
A 130km de Brasília, o Salto Corumbá é uma imponente queda de 50m de altura, considerada uma das grandes atrações turísticas da região. Afinal, reúne beleza selvagem e atmosfera tranquila. O local já foi, inclusive, capa de uma importante revista americana de viagem.

A Cachoeira do Ouro tem grande volume de água e um poço de 10m de profundidade. O centro da cidade guarda charme especial, com destaque para a Igreja Matriz Nossa Senhora da Penha,  fundada em 1730, Nas ruas da cidade, casarões e sobrados em estilo colonial relembram a história do Brasil.

1/8
Vista aérea do Salto de Corumbá
Banhistas aproveitando o salto
Salto de Corumbá
Prêmio da Trip Advisor
Capa da revista americana Traveler
Cachoeira do Ouro

Cocalzinho de Goiás
A quase 130km de Brasília, está Cocalzinho de Goiás. Erguida às margens do rio Corumbá, a cidade é cortada por vários córregos e rios, que criam cachoeiras como a dos Caiapós, do Morrinho dos Pireneus, do Pedro Belo e Sete Grota.

Programa obrigatório na cidade é curtir a tirolesa Voo dos Pirineus, com 567m de comprimento. Na região, também são produzidos vinhos finos e premiados. Também vale conhecer a Caverna dos Ecos, que abriga o maior lago subterrâneo da América Latina.

1/8
Caverna dos Ecos
Cachoeira Véu de Noiva
Poço do Véu de Noiva
Cachoeira Sonho Meu
Cachoeira Girassol
A Vinícola Pirineus, de Cocalzinho

Terra Ronca
O “ronco” das águas no interior das cavernas deu nome ao Parque Estadual Terra Ronca, localizado próximo a São Domingos, a 400km de Brasília. A paisagem do Cerrado e da Serra Geral de Goiás, com trilhas, veredas, rios e cachoeiras, tornam o destino, simplesmente, imperdível.

Essa região de mais de 600 milhões de anos abriga quase 300 cavernas, um dos maiores complexos da América Latina. Com 14km de extensão, a Angélica é considerada uma das 10 maiores criptas do Brasil.

1/13
Caverna Terra Ronca I
Caverna Terra Ronca I
Região da Terra Ronca
As estalactites e estalagmites das cavernas de Terra Ronca
No interior da Terra Ronca
Salão dos Espelhos da Gruta Angélica, no Parque Estadual de Terra Ronca
Cachoeira São Bernardo
Salão do Raio Terra Roca II
Acampamento dentro da caverna Bezerra, no Parque Estadual de Terra Ronca

Cavalcante
Berço dos povos da Chapada dos Veadeiros, o local ainda guarda a simplicidade e a riqueza da região. Abriga quase 70% da área total do Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros, onde se concentram grandes quantidades de cachoeiras, por exemplo, Cachoeira Santa Bárbara e Cachoeira da Capivara. Localiza-se no Sítio Histórico e Patrimônio Cultural Kalunga, a maior comunidade quilombola do Brasil.

1/10
Morro Ponte de Pedra
A cidade é destino turístico por suas cachoeiras
Cachoeira Rio das Pedras
Mas a infraestrutura ainda é precária e não acompanha o turismo
Região tem visto o turismo crescer
Muitas pessoas dependem da entrada de visitantes como fonte de renda
Cachoeira Santa Bárbara

Caiapônia
A
540km de Brasília, estão localizadas dezenas de cachoeiras e lugares ideais para prática de esportes radicais. A região oferece atividades como rapel, mountain bike e trilhas. Destaque para as quedas d’água Samambaia e Abóbora, além do Morro do Gigante Adormecido – um belíssimo monumento natural.

1/8
O morro Gigante Adormecido
Entrada da cidade
Igreja da Matriz
Cachoeira da Samambaia
Cachoeira do Tobogã
Cachoeira Lageada

Serranópolis
A 584km de Brasília, a cidade abriga sítios arqueológicos importantes do Brasil. O rio Corrente é propício para a prática de rafting, tirolesa e trekking. Os sítios arqueológicos conservam pinturas rupestres datadas de 11 mil anos atrás.

Outros pontos turísticos bastante visitados são a Cachoeira Canguçu e a Gruta do Diogo, local com o mais antigo registro de ocupação humana no Cerrado.

1/8
Pintura rupestre: desenho zoomórfico, talvez macacos pendurados pelo rabo
Desenho geométrico com pigmentos minerais
Desenhos zoomórficos de répteis comuns à região
Já leu todas as notas e reportagens de Vida&Estilo hoje? Clique aqui. Siga a editoria no Instagram e no Telegram.
Cachoeira do Retirinho
Paisagem das veredas

 

Mais informações:
Site do Governo de Goiás
Agência de turismo de aventura

Compartilhar notícia
Sair da versão mobile