metropoles.com

Saiba qual bebida probiótica tem os mesmos efeitos que o jejum

Os benefícios desta bebida milenar, feita a partir de uma colônia de bactérias e leveduras probióticas, inclui a queima de gordura

atualizado

Compartilhar notícia

Getty Images
Foto colorida de uma bebida fermentada - Metrópoles
1 de 1 Foto colorida de uma bebida fermentada - Metrópoles - Foto: Getty Images

Não é novidade que o equilíbrio da microbiota intestinal é fundamental para a saúde física e mental. Por isso, vale a pena consumir alimentos que possuem probióticos, microrganismos vivos capazes de melhorar a flora intestinal. Um deles é a kombucha, uma bebida muito benéfica para a saúde.

A kombucha é uma bebida fermentada, levemente efervescente e adoçada, feita a partir de uma colônia de bactérias e leveduras probióticas. Rica em vitaminas C, K e B, ela facilita a absorção de nutrientes, podendo melhorar muitos aspectos da saúde, incluindo inflamação e até perda de peso.

Para entender mais a fundo seus efeitos, uma equipe de pesquisadores da Universidade da Carolina do Norte, nos Estados Unidos, analisou como o chá de kombucha pode transformar o microbioma. Os resultados foram, no mínimo, promissores.

Foto de garrafas e um como com kombucha - Metrópoles
As bebidas de kombucha também são consideradas probióticas

Efeito semelhante ao jejum

O estudo sugere que a kombucha pode modificar o metabolismo da gordura de certos microrganismos no intestino, imitando os benefícios do jejum. Algo que, se confirmado com mais pesquisas nos próximos anos, poderá abrir uma nova forma de tratar problemas de sobrepeso e obesidade.

De acordo com os pesquisadores, o impacto dos micróbios da kombucha nos vermes intestinais, especificamente no Caenorhabditis elegans, resultou em uma reprogramação no metabolismo de gordura. Isso causou uma redução acentuada nas reservas de gordura.

Foto colorida. Imagem feita no ambiente mostra um recipiente contendo um líquido marrom fechado - Metrópoles
Pesquisadores descobriram que o chá de kombucha pode ter efeitos similares aos do jejum

“Essa pesquisa estabelece as bases para desvendar os mecanismos moleculares que podem estar subjacentes aos supostos benefícios do chá de kombucha para a saúde, usando um modelo animal geneticamente tratável”, explicou a autora do estudo, DuMez-Kornegay.

Embora a kombucha seja uma bebida saudável, o ideal é consumi-la com moderação, caso contrário pode causar desconforto estomacal. Além disso, é importante, do ponto de vista da segurança alimentar, estar atento à sua preparação e conservação.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comVida & Estilo

Você quer ficar por dentro das notícias de vida & estilo e receber notificações em tempo real?