metropoles.com

Quem é Susan Hussey, braço direito de Elizabeth II acusada de racismo

Lady Susan Hussey trabalhou com a rainha e foi acusada de racismo. Ela renunciou ao cargo de confiança na última terça-feira (29/11)

atualizado

Compartilhar notícia

Reprodução/ Getty Imagens
Susan Hussey, família ral
1 de 1 Susan Hussey, família ral - Foto: Reprodução/ Getty Imagens

Mais um escândalo envolvendo racismo tem abalado a realeza britânica: a antiga dama de companhia da rainha Elizabeth II, Lady Susan Hussey, pediu desculpas e renunciou ao cargo após perguntar repetidamente a uma mulher negra de onde ela “realmente” era. A britânica Ngozi Fulani, fundadora de uma ONG de combate à violência doméstica, foi questionada sobre suas origens em um evento de caridade ocorrido no Palácio de Buckingham na última terça-feira (29/11).

Em entrevista ao jornal britânico The Independent, Fulani disse que ficou “totalmente chocada” com os comentários de Hussey e que a questão era “maior que um indivíduo. É racismo institucional”. “Como uma pessoa negra, me vi numa posição em que queria dizer algo, mas o que aconteceu seria automaticamente visto como minha culpa, isso afetaria negativamente [a ONG] Sistah Space”, contou ao site.

Em comunicado, o Palácio de Buckingham disse: “Levamos esse incidente extremamente a sério e investigamos imediatamente para descobrir todos os detalhes. Neste caso, comentários inaceitáveis ​​e profundamente lamentáveis ​​foram feitos. Entramos em contato com Ngozi Fulani sobre este assunto e a convidamos a discutir pessoalmente todos os elementos de sua experiência, se ela desejar”.

0

O texto confirmou o pedido de desculpas de Susan. “Enquanto isso, o indivíduo em questão gostaria de expressar suas profundas desculpas pela dor causada e se afastou de seu cargo honorário com efeito imediato. Todos os membros da família estão sendo lembrados das políticas de diversidade e inclusão que devem manter o tempo todo”, continua a mensagem.

Quem é Lady Susan Hussey?

Susan Katharine Hussey, de 83 anos, era uma confidente próxima da falecida rainha e esteve ao seu lado no funeral do marido da monarca, o príncipe Phillip, no ano passado. De acordo com o Insider, ela foi uma figura de confiança da família real por décadas. Era seu papel ajudar a organizar eventos no Palácio de Buckingham, por exemplo.

Lady Hussey foi a mais longeva dama de companhia da rainha Elizabeth II e nasceu em uma família nobre. É filha de um conde e de uma condessa. Ela é retratada brevemente na quinta temporada da série The Crown, da Netflix.

A BBC afirmou que o cargo de “dama de companhia”, extinto pela atual rainha consorte, Camilla, era normalmente dado a aristocratas ricas e não incluía remuneração. Como cortesã, Hussey era encarregada de ajudar os recém-chegados a se ajustarem aos costumes do Palácio.

Compartilhar notícia