metropoles.com

Veja dicas de como impor limites ao seu filho

Apesar de parecer difícil, é possível criar uma relação de respeito com crianças sem precisar de dar algumas palmadas

atualizado

Compartilhar notícia

JGI/ GETTYIMAGES
Mãe brigando com a filha
1 de 1 Mãe brigando com a filha - Foto: JGI/ GETTYIMAGES

Pode ser que seu filho já passou de 1 ano e meio e entenda praticamente tudo o que você fala, além de já demonstrar sua independência sempre que pode. E é muito possível que você já ouça muitos “nãos” e tenha que enfrentar ataques de birra, fúria e disputas de força. São quando surgem as dúvidas sobre como impor limites, se o castigo é eficiente nessa idade ou se cantinho do pensamento é uma opção. Confira as dicas que o portal BabyHome, parceiro do Metrópoles separou.

Antes de mais nada, é bom entender que disciplina é diferente de castigo, e que entrar em um jogo de forças, para mostrar quem manda mais, não é seu papel como mãe, pai e educador. Lembre-se também que bater é proibido por lei, além disso, ele só vai aprender a responder da mesma forma, com agressividade, e a ter medo dos pais. Há estudos que indicam que tapas e gritos, também considerados uma forma de agressão, só aumentam a resistência dos pequenos às regras. E não é isso que constrói uma relação saudável e equilibrada emocionalmente.

E se você foi criado com palmadas talvez essa forma de agir venha à sua mente mais vezes do que gostaria. Não se culpe, apenas trabalhe para melhorar essa resposta violenta em você. Saia de perto, respire uns segundos e volte mais calmo. Impor limites aos filhos pode ser um pouco difícil no começo.

Continue lendo no BabyHome.

Compartilhar notícia