Entenda o que desencadeia o trabalho de parto

Saiba compreender o sinal que seu bebê dá dentro do útero mostrando que está pronto para vir ao mundo

atualizado 29/10/2021 12:58

barriga gravidezPexels

Chegando na reta final da gravidez, bate aquela ansiedade. Sabemos que é difícil controlar a vontade de conhecer logo seu filho. Apesar disso, é importante lembrar que esperar o trabalho de parto começar naturalmente é o ideal. É isso que indica que tudo ocorrerá na hora certa. Assim, dá para saber que tanto seu corpo como o corpo do seu filho estão preparados para o nascimento dele.

Mas, afinal, o que faz a “engrenagem” toda começar a rodar? “Ainda que não se tenha uma comprovação científica do que realmente desencadeia o trabalho de parto, podemos afirmar que tanto o bebê como a mãe produzem substâncias, sobretudo hormônios, que atuam nesse processo”, diz a obstetriz Cristina Balzan, no livro O parto é da mulher.

O que desencadeia o trabalho de parto?

Quando o pulmão do bebê está pronto, ele libera o chamado surfactante pulmonar. Essa substância é uma lipoproteína que vai para a corrente sanguínea materna. É ela que “avisa” que o trabalho de parto já pode começar. A partir daí, se inicia uma verdadeira “dança dos hormônios”, como define Cristina. Cada um deles tem uma função. Juntos, fazem a mágica acontecer.

Continue lendo no portal BabyHome, parceiro do Metrópoles.

Mais lidas
Últimas notícias