metropoles.com

Jovem passou 17 anos comendo só três alimentos devido a doença rara

A jovem Macy Williams, diagnosticada com um tipo de transtorno alimentar, afirma que não suporta nem o cheiro de comida

atualizado

Compartilhar notícia

Getty Images
Foto colorida de uma menina no hospital - Metrópoles
1 de 1 Foto colorida de uma menina no hospital - Metrópoles - Foto: Getty Images

Macy Williams parece uma jovem saudável à primeira vista. No entanto, ela passou 17 anos de sua vida comendo apenas pepino, mingau e custard, uma mistura de creme e gema de ovo, por sofrer de uma doença rara chamada Transtorno Alimentar Restritivo Evitativo, que significa que ela tem fobia de certos alimentos.

Para tentar melhorar o quadro de saúde de Macy, a jovem passou a ser alimentada apenas por sonda desde o último ano. Em entrevista ao The Sun, a família, que mora no País de Gales, compartilhou que ela enfrentou longos períodos no hospital, incluindo datas importantes como Natal e aniversários.

A doença de Macy é tão severa que um dos seus bolos de aniversário foi feito com pepino, pois ela não consegue comer um bolo tradicional. Sua mãe, Terri, de 45 anos, e sua irmã, Gabby, de 29 anos, têm dado todo o apoio necessário à jovem durante essa jornada desafiadora.

Foto colorida de uma família - Metrópoles
Macy Williams com a família

Terri acredita que a filha tinha problemas para se alimentar desde bebê. “Durante anos, ela foi considerada bem exigente com a comida, mas sempre foi mais do que isso. Ela tinha ataques de pânico e começava a vomitar quando sentia o cheiro dos alimentos”.

Aos 10 anos, Macy desmaiou devido a um quadro de desnutrição. Com 14 anos, ela parou de ir para a escola e teve que desistir da dança por estar muito fraca. Na época, ela foi diagnosticada com anorexia e sofreu bullying no colégio, além de desencadear depressão.

Diagnóstico

Por fim, a jovem descobriu que tinha Arfid (sigla da doença, em inglês). “Naquela altura, eu comia apenas creme à base de plantas, mas no verão passado desmaiei com uma hemorragia no cérebro e recebi um tubo de alimentação. Agora, sinto que não há mais ‘alimentos seguros’”.

Ela, então, continuou: “Não consigo colocar nada na boca. Não suporto nem o cheiro da comida. Isso me deixa em pânico. Estou presa no hospital há meses e os médicos não sabem o que fazer comigo. Natais e aniversários são os piores porque focam na comida. Não consigo nem ficar na mesma sala quando estão comendo”.

A doença de Macy não tem cura, mas existem opções de tratamento que ajudam a construir uma boa relação com a comida. Como o Reino Unido não dispõe de muitos serviços especializados, sua família está buscando alternativas no exterior.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comVida & Estilo

Você quer ficar por dentro das notícias de vida & estilo e receber notificações em tempo real?