Fotógrafa brasiliense faz ensaios virtuais em meio à pandemia

Tainá Frota encontrou uma maneira sensível de continuar o trabalho na quarentena. Ela incentiva colegas de profissão a fazerem o mesmo

Tainá frota ensaio fotograficoCortesia

atualizado 13/04/2020 13:57

É tempo de se reinventar e descobrir maneiras novas de realizar tarefas cotidianas, como trabalhar. A fotógrafa brasiliense Tainá Frota sabe bem disso. Para não deixar o ofício de lado em meio à pandemia do novo coronavírus, a profissional se agarrou à tecnologia e embarcou em um universo até então desconhecido: o dos ensaios a distância.

“Já realizei um par de sessões por meio de videochamada. Com menos recursos e controle técnico do que o habitual, mas com o que mais importa: os meus olhos e o meu sentir”, conta.

0

Para dar início à nova e arrojada maneira de fotografar, ela usou como cobaia uma família de amigos que vive na Suíça. “Escolhi começar por uma família que está fisicamente em outro continente, a milhares de quilômetros de distância física, mas que mora no meu coração”, diz.

“Com cachorros, criança pequena, teletrabalho, pouca bateria, conexão que vai e volta, hora do almoço, quarentena… A vida como ela é”, detalha.

 

Ver essa foto no Instagram

 

Tenho postados fotos de ensaios que fiz antes da quarentena. Elas me dão conforto nessa hora de tantos distanciamentos e incertezas. E reforçam ainda mais a importância dos afetos dentro da minha vida e do meu trabalho. É a partir deles e por causa deles que, para mim, tudo faz sentido e que eu “olho” diferente. É o meu combustível vital. Por isso, resolvi encontrar um jeito de fazer mesmo à distância e mesmo com certas limitações técnicas. E esse foi meu primeiro ensaio virtual, através de telechamada. Com menos recursos e controle técnico do que de costume, mas com o que mais importa presente: meus olhos e meu sentir. E para não restar dúvidas, escolhi começar por uma família que está fisicamente em outro continente, a milhares de quilômetros de distância física, mas que mora no meu coração. Com cachorros, criança pequena, teletrabalho, pouca bateria, conexão que vai e volta, hora do almoço, quarentena, a vida como ela é. Adoro! 🥰 #tainafrota #tainafrotafotografia #retrato #retratoremoto #retratodequarentena #quarentineportrait #afeto #fotoafeto #retratodefamilia #familyportrait #retratodefamillia #familyphotography #fotografiadefamilia #iphone #novasformas #newways #clickinmoms #instabsb

Uma publicação compartilhada por Tainá Frota (@tainafrota) em

Por meio dos ensaios virtuais, Tainá revela ter voltado a encontrar sentido e prazer em meio a um cenário de caos. “Além de fonte de sustento, minha profissão é o meu combustível vital”, frisa.

Por isso, ela aconselha outros retratistas a fazerem o mesmo. Hoje (13/04), às 16h, ela participará de uma live no Instagram @fhoxonline, especializado no mercado de fotografia, para dar dicas de como se reinventar e dar continuidade ao trabalho em tempos de Covid-19.

Últimas notícias