metropoles.com

Erro comum ao carregar celular pode danificar aparelho e cabo

Conectar o celular ao cabo antes de ligá-lo na tomada pode levar a uma série de prejuízos

atualizado

metropoles.com

Compartilhar notícia

Freepik
Celular carregando
1 de 1 Celular carregando - Foto: Freepik

Hoje em dia, os celulares são considerados quase uma “extensão” do corpo humano para muita gente. Há, inclusive, quem não consiga sequer deixar o celular descarregar, mesmo que por poucos minutos. Embora o ato de conectar o carregador na tomada pareça simples e automático, há um pequeno erro — que a maioria das pessoas comete  — que pode comprometer os equipamentos.

Homem segurando celular - Metrópoles
Os celulares passaram a ser indispensáveis para a maioria das pessoas

Danos ao aparelho e ao carregador

O problema está associado a um fenômeno físico chamado sobretensão. Ao inserir o carregador na tomada, acontece um pico de tensão, que é um impulso elétrico ultrarrápido. Por conta disso, o principal erro é conectar o celular ao cabo antes de plugar o carregador na tomada, o que faz com que o aparelho receba diretamente essa descarga. 

Segundo a página oficial de suporte da Huawei, as consequências podem incluir perda de dados, queda de desempenho, redução da vida útil da bateria, travamentos, reinicializações inesperadas, piscagens de tela e até danos irreparáveis ao circuito interno. Apesar de não serem visíveis, a repetição dessas microdescargas faz com que o celular perca a eficiência mais rápido.

Foto colorida de pessoa plugando cabo ao celular
Seguir a ordem certa evita danos ao smartphone e ao cabo

Além disso, há prejuízos para a qualidade do próprio carregador. Devido a formação de pequenas faíscas, com o tempo, o conector fica oxidado e começa a apresentar falhas na hora da recarga. Justamente por isso, às vezes, torna-se necessário posicioná-lo de uma forma específica para que a corrente elétrica passe.

O jeito certo e seguro

Se o objetivo é manter os equipamentos em bom estado pelo máximo de tempo possível, a principal dica é primeiro conectar o adaptador à tomada e, só depois, conectar o celular ao cabo — assim, o carregador absorve a sobretensão inicial e estabiliza a corrente antes de passá-la ao aparelho.

Na hora de retirar, siga a lógica inversa: primeiro desconecte o smartphone e, por último, o carregador da tomada.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comVida & Estilo

Você quer ficar por dentro das notícias de vida & estilo e receber notificações em tempo real?