Sete plantas que crescem rápido para ter em casa ou apartamento

Para os que mal podem esperar para ver resultados do cultivo, escolher bem a espécie tem papel decisivo na hora de "colher os frutos"

atualizado 11/02/2021 14:58

Getty Images

Embora a jardinagem seja uma atividade ideal para quem quer pisar no freio e exercitar a paciência, para alguns aspirantes na arte do cultivar, essa espera pode se tornar um momento de ansiedade e até de frustração. Isso se deve, principalmente, por conta das particularidades de cada espécie: enquanto algumas crescem em poucos dias, outras podem demorar anos para ganhar um pouco mais de forma.

Cuidar das suas plantinhas pode parecer uma verdadeira ciência, com uma série de variáveis em uma equação complexa. Porém, escolher bem o tipo de vegetação pode ser um grande aliado dos ansiosos. Além do cuidados como tipo de solo e a adaptação ao clima de cada espécie, algumas “verdinhas” conseguem se adaptar de forma mais espontânea e, consequentemente, se desenvolver em um ritmo mais acelerado.

Se você é do time que gosta de ver os resultados dos seus esforços rendendo “frutos” rapidamente, confira uma lista de espécies ótimas para acalmar os impacientes.

Bananeira-do-brejo (Helicônia rostrata)

Com folhas de um verde vivo brilhante e flores que parecem uma pintura esculpida em madeira, a helicônia rostrata, conhecida como bananeira-do-brejo, é ideal para áreas externas e pode trazer um toque alegre para a decoração a partir de suas flores multicoloridas.

Com os cuidados adequados, desde irrigação e até uso correto de adubos, a planta pode florescer o ano todo, especialmente nas temporadas mais quentes.

Costela-de-adão

A mais nova queridinha do universo da decoração tem facilidade de se desenvolver. Para que a planta cresça de maneira saudável, é só escolher um canto bem iluminado na casa – porém, sem sol direto. O ideal é investir em locais à meia sombra. Com a falta completa de luz, a planta produz folhas sem buraco — e perde um dos seus maiores charmes.

Alpinia vermelha

As cores vibrantes da planta remetem ao que há de melhor no universo tropicalista e são especialistas em atrair beija-flores por conta da riqueza em néctar. Para crescer saudável — e rapidamente — essa espécie requer sol pleno ou meia-sombra.

Filodendro ondulado

Para quem tem um pouco mais de espaço em casa, essa planta de folhas grandes deve ser cultivada em sol pleno ou meia-sombra para conseguir se desenvolver de forma rápida e saudável. Lembre-se de manter o solo úmido e de cuidar bem do seu filodendro, típico do clima temperado.

0
Guaimbê

Esta planta, adequada ao clima tropical, é conhecida pelo formato singular de suas folhas e por sua coloração verde brilhante. Com formato que parece ter sido recortado à mão, o guaimbê se adapta melhor às regiões com boa incidência solar para se desenvolver rapidamente.

Liríope verde

Esta espécie de folhagem ornamental pode chegar a até 30 centímetros de altura. É uma planta que necessita de meia sombra ou sol pleno, que resiste bem às temperaturas mais baixas.

Bastão-do-imperador

Ideal para áreas externas, com flores coloridas e largas, a bastão-do-imperador atrai o protagonismo dos espaços. A planta tem cultivo fácil em espaços pequenos, e é adaptada a diferentes regiões do país, com crescimento rápido e floração praticamente o ano inteiro.

Últimas notícias