Quarto perfeito: veja 6 dicas para um cômodo lindo e aconchegante

O arquiteto André Oliveira orienta como montar um ambiente que orne personalidade e conforto

GETTYIMAGESGETTYIMAGES

atualizado 28/09/2019 6:41

O quarto é o lugar da casa onde guardamos nossos objetos mais íntimos. É, também, um refúgio agradável, prático e com personalidade, independentemente do estilo ou tamanho.

Qual é o segredo para ter aquele cômodo ideal e confortante? A convite do Metrópoles, o arquiteto André Oliveira deu dicas de como conquistar um ambiente perfeito.

“Uma circulação livre de obstáculos, móveis bem dimensionados ao tamanho do espaço, iluminação e ventilação naturais são interessantes para criar um aposento aconchegante e agradável”, garante.

A quem não tem muito espaço disponível ou costuma ser acumulador, André afirma que há soluções em diversos formatos, tamanhos e materiais para armazenar objetos.

“É possível eliminar a ‘zona’ dos armários se houver algum baú no piso, gavetas sob a cama ou até nichos nas paredes”, conclui.

Para obter um decoração perfeita e com o seu estilo, confira 6 itens fundamentais para 0 quarto dos sonhos.

1.  Janela grande

Antes de mais nada, um quarto precisa que o ar circule e que a luz do sol entre, nem que seja de maneira indireta. Uma boa janela é importante para isso. Quanto maior, melhor.

A janela grande auxilia na decoração

2. Melhore a circulação 

Os tamanhos dos móveis devem ser condizentes com o espaço. Pensar nos fluxos dentro do quarto é essencial antes de posicionar a cama, o armário ou uma poltrona. 

Ou seja, é preciso estudar o percurso que se faz da porta até a cama, ou até o banheiro, closet ou varanda, dependendo de cada cômodo. A cama centralizada em alguma parede é interessante para que se possa circular pelos dois lados.

Reprodução/Gettyimages
A cama deve ser o ponto focal do quarto

3. Luminária 

Para aqueles que gostam de ler, é interessante que se tenha uma luminária, que pode ser um abajur, uma arandela de parede ou um pendente, caso o quarto seja menor.

Reprodução/Gettyimages
A iluminação pode ser aplicada de diversas formas

4. Armário 

É importante lembrar que, se os armários tiverem com portas de abrir, é preciso ter mais espaço livre. Agora, se as portas forem de correr, o armário deve ser um pouco mais profundo por conta do espaço que as portas ocupam internamente.

Reprodução/Gettyimages
Os armários devem ser instalados de acordo com o espaço

5. Boas escolhas 

Existem algumas maneiras de deixar o quarto mais acolhedor. Uma delas é usar um ou mais tapetes, principalmente para quem tem o piso de algum material frio como cerâmica, porcelanato ou pedra. 

Outro conselho? É importante escolher bem os lençóis e cobertores da cama. São itens que entram em contato direto com nosso corpo, e nos dão maior sensação de conforto se forem macios.

Reprodução/Gettyimages
Tapetes e lençóis deixam o ambiente harmonioso

6. Cores

Para quem gosta de cor, testar pinturas é uma ótima ideia. Há quartos com tetos coloridos, com as paredes inteiras pintadas ou mesmo com pintura apenas pela metade. As variações são infinitas, o custo é acessível e a mudança é gigantesca. 

Reprodução/Gettyimages
As cores dão mais vida para o quarto

Últimas notícias