Fácil! Aprenda a pintar móveis de madeira para renovar a decoração de casa

Alternativa dá vida nova à mobília sem extrapolar o orçamento

atualizado 24/06/2020 11:17

mulher pintando móvel de madeirafotostorm/Getty Images

Com as ferramentas certas e uma boa dose de disposição, é possível renovar os móveis de madeira ultrapassados de casa, aqueles herdados da mamãe ou com cara da vovó, gastando pouco (ou quase nada!).

A maneira ideal de fazer isso é a partir da técnica de pintura sobre madeira. Acredite: uma simples demão de tinta, feita por você mesmo, no conforto do seu lar, já é capaz de dar vida nova à mobília.

Para ensinar o passo a passo desse processo fácil e te inspirar a repaginar a casa na quarentena, o Metrópoles escalou Math Fernandes, conhecido na internet por sua criatividade pulsante e habilidade agregadora de transformar, ao invés de descartar.

Para a transformação, você vai precisar de:

  • Jornal
  • Pano
  • Lixa de madeira
  • Tinta acrílica (ou outra que seja à base de água)
  • Rolinho de pintura
  • Trincha (ou outro pincel macio de acabamento)
  • Verniz protetor de madeira (opcional)

Passo a passo
O primeiro passo é forrar com jornal o piso da área escolhida para pintar o objeto. “Feito isso, limpe bem o móvel [com pano seco] e lixe-o para melhor penetração da tinta”, aconselha Math.

Em seguida, com a ajuda de um rolinho, passe a tinta escolhida (pode ser a que você já tem em casa, desde que esteja em bom estado de conservação) sobre o objeto em sentido único, para dar mais uniformidade. “Geralmente, são necessárias umas três camadas de tinta para obter o resultado perfeito”, revela o profissional.

Depois, com uma trincha ou outro pincel macio, realize o acabamento.

Por fim, para proporcionar brilho e proteger a madeira, você pode aplicar uma fina camada de verniz. Utilize um tipo que não interfira na cor final da peça, aguarde secar e, voilà,  móvel novinho em folha!

Dica: na hora de escolher a cor, pense na que mais combina com o ambiente onde o móvel ficará posicionado. Para quem deseja dar personalidade ao cômodo, uma boa opção é apostar em tons vibrantes e divertidos.

0

Últimas notícias