Cloffice: confira dicas de como montar um escritório no armário

O conceito otimiza espaços para criar uma enxuta área de trabalho em casa

Reprodução/ PinterestReprodução/ Pinterest

atualizado 29/03/2019 19:35

Poder trabalhar de casa é sinônimo de qualidade de vida para boa parcela da população. Fazer as obrigações de pantufas e no conforto do lar realmente não soa como uma má ideia. Montar um escritório domiciliar, porém, pode ser um tanto quanto desafiador.

Com espaços cada vez menores, criar um ambiente propício para a realização de atividades profissionais requer criatividade e, sobretudo, organização. A personal organizer Gabriela Tamayossi, do escritório Renata Dutra Arquitetura, diz que o cloffice pode ajudar na missão.

“O conceito consiste em montar um home office no closet. A ideia carrega consigo uma tendência prática e crescente que visa à otimização de espaços”, revela. Segundo a especialista, o objetivo é criar um ambiente de trabalho compacto e eficiente.

Gabriela lista uma série de dicas para ter um cloffice funcional sem abrir mão do estilo. “Use prateleiras para alocar livros e expor objetos, luminárias para dar focos de luz, além de pinturas e vasos de planta para enfeitar o ambiente”, recomenda.

Outro conselho é ter apenas itens essenciais sobre a mesa. “A organização é fundamental para ter produtividade e concentração. Por isso, mantenha só artigos indispensáveis para preservar a ordem. Aposte em calendários de parede, planners e post-its em tramas metálicas para aproveitar o espaço vertical e deixar a mesa livre”, indica.

O arquiteto André Alf, do escritório Alf Arquitetura, ressalta que o conceito é versátil e amplamente utilizado. “O cloffice é muito difundido pelo mundo e é capaz de criar espaços diversificados. É muito divertido ver como é ilimitada a quantidade de opções proporcionadas”, declara.

O profissional conta que o modelo tem boa aceitação entre os clientes. “Já criamos uma área para o marido compor músicas. Em outro caso, elaboramos um escritório e uma minilavanderia em um apartamento de poucos metros quadrados. Esse tipo de solução pode ter porta ou conceito aberto, vai depender se o morador quer esconder algum elemento ou ter mais privacidade”, explica.