metropoles.com

Aprenda como economizar energia com as decorações de Natal

Reflexo da crise hídrica, a conta de luz mais cara é um desafio adicional para a decoração de Natal este ano

atualizado

Compartilhar notícia

Getty Images
decoração-natal-economia (2)
1 de 1 decoração-natal-economia (2) - Foto: Getty Images

Com a chegada do Natal e das festas de fim de ano, aparecem, também, itens como piscas-piscas e a famosa árvore no décor. No entretanto, com o aumento da conta de energia, surge a preocupação de como enfeitar a casa sem elevar tanto os gastos no fim do mês. Artigos de iluminação para fachadas de imóveis e ambientes internos são os mais procurados e comercializados e, por isso, merecem atenção, sobretudo em tempos de crise.

Segundo o calendário cristão, o dia certo para montar a árvore de Natal é o primeiro domingo do Advento, celebrado neste domingo (28/11). Fica a dúvida: dá para deixar o lar no clima dos festejos e, ainda assim, manter as contas em dia? A resposta é sim, e o Metrópoles mostra como.

De acordo com a arquiteta e designer Larissa Cunha, à frente de um escritório homônimo, o primeiro passo é substituir os pisca-piscas. As lâmpadas decorativas ou cascatas consomem muita energia. Um conjunto com 100 luzes comuns, por exemplo, se ficar ligado 8h por dia, representa um aumento no consumo de 12 kWh por mês. A recomendação, então, é reduzir o tempo com as luzes ligadas e, se possível, investir em luzes de LED.

“Além de contribuir para a redução de até 80% do consumo de energia em relação ao pisca-pisca tradicional, produtos em LED também são mais seguros. Eles possuem uma potência média de 15 watts e, se utilizados no período de 8h, irão consumir apenas 3,6 KWh mensais”, ensina a arquiteta.

Uma dica importante é que o consumidor se atente a potência da lâmpada. Quanto maior o tempo de uso, maior o consumo de energia. Portanto, é aconselhável escolher enfeites com uma potência menor. Outra prática que ajuda a reduzir o gasto é desligar as luzes no período em que não houver movimento na residência, e também durante o dia.

É o que aconselha o designer João Calderaro, da Dommanni Alta Decoração. “Em casas especializadas e em algumas papelarias, encontrei alguns pisca-piscas ou velas falsas que são a pilha ou pequenas baterias que tem uma boa relaçao entre custo e benefício”, emenda.

“O uso de sensores de luminosidade também são uma grande aposta, assim, a iluminação de Natal fica garantida para os períodos noturnos, evitando seu uso durante o dia e reduzindo gastos a mais na conta de luz”, afirma Calderaro.

0
Economia

O economista do Instituto Brasileiro de Economia Matheus Peçanha lembra que o governo estabeleceu um incentivo para economia de energia, o que pode ser um fator positivo. “Se você nos meses de setembro e dezembro consumir menos do que consumir de setembro a dezembro de 2020, você irá ganhar um desconto na sua conta em janeiro de 2022 proporcional a economia que fez”, elucida. “Desligue as luzes quando for dormir, inclusive a da árvore de Natal“, emenda.

Natal diferentão

Com a pandemia e a bandeira tarifária da conta de luz mais cara, algumas pessoas tiveram que se reinventar. É o caso do aposentado Antônio Eustáquio da Silva, conhecido como “Seu Toninho”, que há 18 anos enfeita sua casa em Taguatinga (DF), e abre o espaço para visitações.

A Casa do Papai Noel, como é conhecida, terá menos iluminação e os enfeites, que ficarão restritos a área externa da casa. “Toda forma de economia é bem-vinda”, disse o aposentado. Desta vez, as luzes só ficarão acessas das 20h às 23h.

Cerca de quatro mil pessoas visitaram a casa nos últimos anos. Em 2021, por conta da pandemia, as visitas foram suspensas, mas quem quiser passar na frente e tirar algumas fotos está convidado. Eustáquio aceita doações de alimentos não perecíveis, roupas, fraldas geriátricas e brinquedos. Tudo será doado às entidades sociais que atendem crianças e idosos no Distrito Federal.

Serviço

Quando: de 1 de dezembro a 6 de janeiro de 2022

Onde: QNM 40, conjunto U, casa 36 – Setor M Norte – Taguatinga

Horário: das 20h às 23h

Quer ficar por dentro das novidades de astrologia, moda, beleza, bem-estar e receber as notícias direto no seu Telegram? Entre no canal do Metrópoles: https://t.me/metropolesastrologia

Compartilhar notícia