metropoles.com

Crise humanitária: o que você pode fazer para ajudar mulheres afegãs

Veja como apoiar as cidadãs do país, tomado por extremistas islâmicos

atualizado

Compartilhar notícia

Getty Images
Mulheres no Afeganistão
1 de 1 Mulheres no Afeganistão - Foto: Getty Images

O mundo assistiu com horror cenas nos quais moradores do Afeganistão tentam subir em aeronaves para fugir do país. Os vídeos circulam nas redes sociais e impactam milhões de pessoas em todo o planeta.

0

O motivo para essa tentativa desesperada de procurar um novo lar foi a tomada de poder pelo grupo extremista Talibã, nessa segunda-feira (16/8). A invasão da capital, Cabul, ocorreu após a retirada do exército dos Estados Unidos da região. Uma grande preocupação de ativistas e autoridades políticas é sobre como ficará a situação escolar das mulheres, uma vez que, na década de 1990, a maior privação do Talibã para o grupo era a educação.

A situação pode piorar a qualquer momento. Militantes confirmaram à BBC que vão reimpor sua versão da lei islâmica, conhecida como sharia, que inclui apedrejamento por adultério e amputação de membros por roubo. 

Uma grande dúvida, então, surgiu: como ajudar essas cidadãs que, agora, se encontram em situação vulnerável? Apesar de mais 13.ooo km separarem o Brasil do país asiático, é possível dar suporte a quem atua na área.

Integrante do Talibã pinta por cima de imagem de mulher no Afeganistão
Integrante do Talibã pinta por cima de imagem de mulher no Afeganistão

Enquanto alguns países se mobilizam para receber esses refugiados, civis de outras nações também podem colaborar. Essa ajuda pode ser feita por meio de doações às organizações de direitos humanos e instituições de caridade que trabalham para frear a crise em curso no Afeganistão.

Confira algumas delas. Ao clicar no link, você é direcionado para as páginas de doações.

Além dessas, a designer australiana afegã Anjilla Seddeqi, por exemplo, está liderando uma iniciativa para buscar fundos que serão destinados a mulheres e crianças. Essa arrecadação é feita por meio da venda de bonecas confeccionadas por refugiados afegãos que vivem na Índia, e 100% dos rendimentos vão diretamente para o ACNUR. É possível fazer a pré-encomenda neste site.

Quer ficar por dentro das novidades de astrologia, moda, beleza, bem-estar e receber as notícias direto no seu Telegram? Entre no canal do Metrópoles: https://t.me/metropolesastrologia

Compartilhar notícia