*

Anualmente, o banco de imagens Shutterstock faz um levantamento das cores mais pesquisadas e das fotos mais populares para definir quais tonalidades serão referência no próximo ano. Para 2019, a empresa aposta em tons vibrantes e cheios de vida.

“As cores que amamos, em qualquer estação, refletem não só tendências em moda, decoração ou design: elas representam nosso momento cultural. Pense nos tons pastéis dos anos 1950. O azul-pálido do ovo de pássaros e o amarelo-manteiga, que davam um senso de paz e segurança depois de uma década tumultuosa de guerra. Os verdes e marrons naturais de 1970 se alinhavam com o crescimento do movimento conservacionista da natureza, e o primeiro Dia da Terra”, explica a empresa. Em uma época pautada pela tecnologia, as cores de 2019 traduzem o presente: são um “estímulo digital”.

O “verde-alienígena”, por exemplo, é identificado nas linhas de códigos binários, como no filme Matrix. O “rosa-plástico” faz referência ao brilho elétrico das cidades à noite. E o “roxo-próton” lembra os anúncios de neon e a energia do dia a dia. No Brasil, especificamente, o verde-escuro da natureza, das folhas e frutas é a cor que mais se destacou. Veja essas e outras tonalidades na galeria: