Seis passos infalíveis para ter mais amor e dinheiro em 2020

O Metrópoles convidou especialistas e lista as ações que podem ser feitas para alcançar as metas no próximo ano

GETTYIMAGESGETTYIMAGES

atualizado 05/12/2019 20:27

Faltam apenas alguns dias para 2019 acabar. O período, geralmente, vem acompanhado de reflexão sobre o ano que passou, um pensamento que pode vir junto à ansiedade e até tristeza. Metas que foram prometidas ao longo dos meses e não saíram do papel pesam, e convidam ao questionamento interno do que fazer para tudo ser diferente nos próximos 365 dias.

Para ajudar nessa missão, o Metrópoles convidou especialistas e selecionou tópicos essenciais para você realizar seus objetivos nos  12 meses que virão.

Relação familiar

De acordo com o psicólogo Damião Silva, uma relação familiar harmoniosa se dá por meio do contato afetivo e não pelos laços sanguíneos que os unem. Uma regra chave é o bom senso. Empatia, respeito e tolerância são fundamentais para uma convivência saudável.

Vida amorosa 

Na esfera amorosa, o especialista aponta que um relacionamento é constituído, essencialmente, por duas pessoas com defeitos. É necessário considerar tal fato, uma vez que os defeitos vão sempre pesar em algum momento. Em muitos casos, cabe ao par com mais equilíbrio emocional ponderar as crises do cotidiano.

Superar uma desilusão 

Já em relação a uma desilusão amorosa, Damião aconselha aproveitar o “tempo ruim” para refletir, se conhecer melhor, fazer coisas que gosta e  até viajar. Permita-se ficar em sua própria companhia e dos amigos. Mas não desista de amar. Quando estiver pronto e feliz, parta para outra. Vale lembrar: nunca engate uma relação por medo de ficar sozinho, pois a possibilidade de fracasso é imensa.

Disciplina e foco 

Segundo a psicóloga Claudia Puntel, para conquistar as metas que deseja é fundamental ter constância e saber que, mesmo se algo der errado, você precisa avaliar o que não funcionou, ajustar a rota e seguir caminhando. Conquistar os objetivos é fundamental para você se sentir mais autoconfiante e realizado.

Economia 

O consultor financeiro Sérgio Tavares alerta para a importância da educação financeira em 2020. É importante trabalhar na elaboração do orçamento pessoal, definindo as despesas fixas e estabelecendo metas para as despesas variáveis, como cartão de crédito, restaurantes e lazer diversos.

O especialista aponta que criar uma reserva de emergência para os gastos é um ponto fundamental a quem deseja conquistar um equilíbrio nas finanças de casa.

Energia e inspiração 

Criadora do Método Cardinal e autora do livro Suas Conexões Cardinais, Paola Ranova define os primeiros passos para entrar o ano com o pé direito.

1. Faça metas para agradar você mesmo, não aos outros;

2. É preciso visualizar a situação desejada todos os dias. Por exemplo, se você tem o objetivo de conhecer algum país, já se imagine nele;

3. Elimine a dúvida. Ter certeza absoluta que já conseguiu é um ponto positivo e inspirador.

Últimas notícias