Relacionamento aberto: veja 4 pontos para considerar antes de investir

Esse estilo de relação é para você? Especialista lista alguns fatores para levar em consideração se vem cogitando colocar em prática

atualizado 03/01/2022 9:50

três pessoas de mãos dadas em cima de ponteGetty Images

Você é a favor da monogamia ou do poliamor? Essa escolha pode fazer toda a diferença na decisão do tipo de relacionamento que pretende encarar e se está disponível para incluir uma terceira (quarta, quinta, sexta…) pessoa na sua vida.

Recentemente a vencedora do BBB 2021, Juliette, disse em entrevista à revista Marie Claire que ainda não está preparada para um relacionamento aberto. “Talvez eu evolua tanto que chegue a esse ponto”, afirmou.

Será que você já chegou nessa fase? O psiquiatra e terapeuta sexual Eduardo Perin esclarece alguns pontos importantes sobre os quais todo mundo deveria refletir antes de abrir a relação. Confira:

Crie um “contrato” para o relacionamento

Não se trata de um documento assinado e reconhecido no cartório, mas de acordos combinados. Para qualquer relacionamento afetivo existem regras e limites. Quando a opção é abrir os leques de oportunidades sexuais, tudo precisa estar muito bem ajustado para não ter sofrimento de nenhuma das partes.

Defina se a parceria vai poder sair sozinha com outra pessoa ou apenas quando ambos estiverem juntos e, mais do que isso, deve-se levar em consideração duas perguntas: será apenas sexo com uma terceira ou quarta pessoa sem envolvimento, ou será permitido desenvolver uma ligação afetiva?

Nem sempre o relacionamento aberto é mais saudável

Há uma certa ilusão de que o relacionamento monogâmico cai na rotina e o sexo começa a ficar sem graça. Mas nem todos estão prontos e preparados ou querem ter um relacionamento aberto para acabar com a monotonia. Isso também precisa ficar muito claro. Ambos precisam ter o mesmo objetivo, pois onde um não quer não tem como seguir com o poliamor.

Continue lendo no site Alto Astral, parceiro do Metrópoles.

Mais lidas
Últimas notícias