metropoles.com

Paola Carosella diz ter sido manipulada; saiba como identificar abuso

Chef de cozinha abriu o jogo sobre o relacionamento com o ex-marido, Jason Lowe. Psiquiatra elenca indícios de um companheiro manipulador

atualizado

Compartilhar notícia

Reprodução/Instagram
Paola Carosella usando óculos de grau com o cabelo solto - Metrópoles
1 de 1 Paola Carosella usando óculos de grau com o cabelo solto - Metrópoles - Foto: Reprodução/Instagram

Raros são os casos de mulheres que nunca enfrentaram uma situação abusiva. De crises de ciúme a agressões físicas, relações ultrapassam o limite do saudável quando predomina o poder excessivo de um sobre o outro: seja a partir do controle, manipulação ou do constrangimento.

Esta semana, a chef Paola Carosella quebrou o silêncio sobre o fim do casamento com o fotógrafo Jason Lowe. Eles anunciaram o fim da relação em setembro do ano passado. No relato, a chef de cozinha diz que se sentiu manipulada pelo ex-companheiro.

Lowe parecia estar incomodado com a evolução profissional dela. “Ele não falava isso, mas esse incômodo chegava a mim na forma como ele se expressava, de uma maneira meio manipuladora, sabe? Que fazia eu me sentir mal por aquilo e eu me via numa situação em que eu tinha que falar pra mim mesma ‘espera aí, o que eu fiz de errado?’”.

Infelizmente, relatos como o de Paola, feitos por mulheres que passaram por algum constrangimento emocional, psicológico ou, em casos extremos, agressão física, são frequentes. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), 43 milhões de mulheres sofreram algum tipo de violência do próprio parceiro no último ano.

0
Comportamento manipulador

“Quando uma pessoa se utiliza, conscientemente, de palavras, gestos ou simulação de sentimentos para conseguir algo, estamos diante de uma manipulação”, define o psiquiatra Leonardo Rodrigues da Cruz.

Segundo o especialista, quando esse tipo de comportamento é recorrente — e faz parte do modo de operar de um indivíduo —, provavelmente, trata-se de uma personalidade disfuncional: chamada transtorno de personalidade.

“Alguns desses subtipos de transtorno têm comportamento manipulador: o narcisista e o antissocial, por exemplo”, elucida.

Sinais de alerta

Apesar de um envolvimento emocional dificultar a compreensão sobre uma realidade de abuso, alguns indícios podem representar comportamentos de um par manipulador. São eles:

1) Seduzem inicialmente com elogios e grandes gestos de afeto;
2) Tem grande poder de persuasão, geralmente tentando convencer outros a concordarem com sua opinião;
3) Irritam-se quando não conseguem seus objetivos;
4) Tendem a esconder suas verdadeiras emoções, muitas vezes aparentando frieza emocional;
5) Distorcem os fatos, fazendo o outro se sentir confuso ou culpado, podendo inverter o papel e vitimizar-se;
6) Diminuem o valor do outro, muitas vezes de maneira sutil,
7) Podem ser agressivos quando contrariados.

Diante de uma desconfiança de abuso psicológico, procure alguém de confiança — familiares ou amigos. Denúncias de estupro ou outras formas de violência sexual podem ser feitas em delegacias ou por meio do Disque 100 ou 180.

Quer ficar por dentro das novidades de astrologia, moda, beleza, bem-estar e receber as notícias direto no seu Telegram? Entre no canal do Metrópoles: https://t.me/metropolesastrologia.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comVida & Estilo

Você quer ficar por dentro das notícias de vida & estilo e receber notificações em tempo real?