O que significa sonhar com casa?

O sonho geralmente diz respeito aos sentimentos e aflições do sonhador. Confira a explicação de uma especialista sobre sonhar com casa

atualizado 03/02/2020 11:39

Getty Images

Para Sigmnund Freud, pai da psicanálise, os sonhos são representações simbólicas de nossos desejos, pensamentos e afetos reprimidos. Ele descrevia o sonho como um caminho para inconsciente e tudo o que lá habita. Sua interpretação pode ocorrer em uma sessão de psicoterapia ou análise e com a ajuda do psicólogo, mas, no final, a leitura mais significativa sempre virá do próprio paciente.

Simbologia

Uma das pesquisas mais comuns sobre sonhos no Google está relacionada a casas. Do ponto de vista simbólico, a casa representa a nossa psiquê, ou seja, as várias instâncias da nossa mente consciente e inconsciente. Nesse sentido, a casa, assim como a mente, expressa o conteúdo cognitivo e emocional que nos constitui como indivíduos distintos do grupo. Psicologicamente falando, isso faz da casa um repositório das nossas vivências físicas, afetivas e intelectuais.

Na prática

De modo geral,  sonhar com uma casa representa o próprio ser. Às vezes, o enredo está relacionado à mente, às vezes, ao corpo. A imagem que ele traz sugere como o sonhador pode sentir-se sobre ele mesmo.

A imagem de casas em estado de depredação, por exemplo, indica decadência. Uma casa velha, por sua vez, indica questões a lidar com a velhice. Casa caindo, porém, evoca pensamentos a respeito da decadência do corpo, doenças ou ausência de vitalidade. Já quando a pessoa se vê em meio a uma casa suja, o sonho pode estar chamando atenção para um conflito de cunho moral, no qual ele é o agente ativo ou alguém que foi vítima de uma situação que não é moralmente aceita.

Outras interpretações

Cômodos da casa

Os cômodos da casa também são um dado importante. Eles se referem às diversas “partes” de nós mesmos. Tudo vai depender de como a história do sonho se dá, da ambientação e do sentimento que a fantasia incita no sonhador.

O banheiro, por exemplo, é o lugar onde nos despimos, ficamos vulneráveis, nos limpamos e deixamos que os resíduos que não servem mais deixem nosso corpo. Quando o banheiro aparece em um sonho, fala sobre a necessidade de se livrar emocionalmente de algo ou de entrar em contato mais íntimo consigo mesmo.

Já a cozinha faz referência ao convívio familiar, alimentação e afeto. Simbolicamente, fala sobre como esse âmbito da vida se configura naquele momento e quais desejos inconscientes precisam ser realizados.  O quarto simboliza nossa privacidade, aspectos da nossa personalidade que reservamos a nós mesmos, como a vida íntima com o parceiro.

Fonte: Bruna Moraes, psicóloga e especialista em interpretação de sonhos. 

 

 

Últimas notícias