metropoles.com

Mulheres contam em hashtag por que não denunciam assédios e estupros

O movimento começou depois de o presidente Trump descreditar uma vítima de violência sexual

atualizado

Compartilhar notícia

iStock
celular1
1 de 1 celular1 - Foto: iStock

Uma nova polêmica do presidente americano Donald Trump resultou em um movimento on-line. No Twitter, o líder foi defender o juiz da Suprema Corte dos Estados Unidos Brett Kavanaugh, acusado de violentar sexualmente a professora Christine Blasey Ford, e ofendeu sobreviventes de estupro.

“Não tenho dúvida que, se o ataque da doutora Ford tivesse sido tão ruim quanto ela diz, queixas teriam sido feitas para as autoridades imediatamente por ela ou seus pais amorosos. Peço para ela mostrar esses arquivos para sabermos a data, hora e local!”, escreveu.

Várias vítimas de violência sexual se manifestaram contra a posição do presidente americano e criaram a #WhyIDidntReport (por que eu não denunciei, em tradução livre). Entre os relatos, consta o artigo de Alyssa Milano, envolvida também na hashtag #MeToo.

“Quem sofre violência sexual muitas vezes não denuncia porque sabe bem demais que nossas histórias raramente são levadas a sério – e quando se trata de comportamento inapropriado, nosso sistema de justiça está quebrado”, contou na Vox. “Levei anos para contar minha experiência para amigos próximos. Levei três décadas para contar para os meus pais que o abuso tinha acontecido. Nunca fiz um boletim de ocorrência ou contei para a polícia”.

 

A atriz Lili Reinhart entrou no movimento com um comentário curto, mas tocante. “Porque não queria perder meu trabalho ou ser vista como dramática”, disse no Twitter. Apesar de ter começado nos EUA, a hashtag também está sendo usada em outros países, como o Brasil.

Confira mais tweets do movimento:


1. Porque o policial disse: “Você foi estuprada pelo seu marido há uma semana? Por que está chorando?”, porque minha mãe falou que eu merecia; 2. Porque achei que ninguém acreditaria em mim, porque o estresse pós-traumático me deixou paralisada, porque acreditei merecer isso


Quando tinha 17 anos, depois que me formei no Ensino Médio, tinha um encontro, mas o cara acabou me levando para uma casa e cinco homens me estupraram. Tenho 72 anos de idade agora e essa é a primeira vez falando disso. Tive muita vergonha de denunciar

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comVida & Estilo

Você quer ficar por dentro das notícias de vida & estilo e receber notificações em tempo real?