Decanatos dos signos: entenda o que são e como eles influenciam o zodíaco

São os decanatos que indicam quais planetas regem cada signo e, portanto, qual planeta te rege, de acordo com a sua data de nascimento

atualizado 10/02/2021 16:50

Getty Images

Muita gente não conhece, mas os decanatos são “detalhes” do seu mapa astral que podem dizer muito sobre você mesmo e evidenciar características dependendo da data do seu nascimento. É por causa deles que pessoas do mesmo signo podem ser tão diferentes.

Já que o mapa astral é uma poderosa ferramenta de autoconhecimento, assim devem ser encarados os decanatos. Isso porque, eles podem indicar suas forças e fraquezas, o que pode te ajudar a atingir seus objetivos mais facilmente e a encontrar seu equilíbrio pessoal.

São os decanatos que indicam quais planetas regem cada signo e, portanto, qual planeta te rege, de acordo com a sua data de nascimento. Cada pessoa pode pertencer ao primeiro decanato (0º a 10º), ao segundo (11º a 20º) ou ao terceiro (21º a 30º). Além disso, cada um desses períodos é regido por um planeta, o que confere características diferentes aos nativos do mesmo signo solar, mas de decanatos diferentes.

Como funciona?
A Roda do Zodíaco mede 360º e é dividida entre os 12 signos, sendo que cada um representa 30º dessa roda. Estes, são separados em três períodos de 10º, justamente por isso, levam o nome de decanato. Como cada signo tem uma duração média de 30 dias, então cada decanato dura 10 dias.

Além dos 12 signos, o zodíaco também pode ser dividido em quatro partes, representando os elementos (Fogo, Terra, Ar e Água); e em outras três, que indicam suas qualidades (Cardinal, Fixo e Mutável).

Como influenciam cada signo solar

Decanatos de Áries
1º (21 de março a 30 de março): os arianos do primeiro decanato são líderes natos. São regidos por Marte e, por isso, são muito corajosos, fortes e cheios de iniciativa. Todas essas características são muito positivas na vida amorosa, na conquista de objetivos e na superação de desafios.

2º (de 1° a 10 de abril): regidos pelo Sol, os arianos do segundo decanato são ótimos líderes, alegres e otimistas, buscando sempre o sucesso. Por outro lado, por saberem e reconhecerem o seu valor, podem ser prepotentes e arrogantes, portanto, atenção!

3º (de 11 a 20 de abril): já que são regidos por Júpiter, os arianos do terceiro decanato são muito justiceiros e ousados quando se trata desse assunto. Além disso, também são superconfiantes e no amor, dão muito valor ao caráter da pessoa amada. Os arianos desse decanato andam de mãos dadas com a sorte!

Decanatos de Touro
1º (de 21 a 30 de abril): Vênus é o regente desse decanato, o que torna os taurinos nascidos nesse período pessoas românticas, cuidadosas e educadas. É justamente por isso que cultivam bons relacionamentos. Além disso, também são supersensuais, amam os bons prazeres mundanos e têm seus cinco sentidos muito aflorados.

2º (de 1° a 10 de maio): Mercúrio é o regente desse decanato. Isso confere aos taurinos uma grande facilidade de comunicação, o que pode favorecer a carreira. Além disso, também têm a sensualidade à flor da pele, porém, conseguem ser mais racionais ao tomar decisões.

3º (de 11 a 20 de maio): Assim como os taurinos do segundo decanato, os do terceiro também são racionais e não agem por impulso. São muito cuidadosos e no amor, só abrem o coração quando se sentem totalmente correspondidos. Além disso, são regidos por Saturno.

Veja mais sobre os decanatos dos outros dez signos do zodíaco aqui

Últimas notícias