Inscreva-se no canal MetrópolesTV no YouTube
Comportamento

Curso gratuito alerta sobre perigos de fake news e discurso de ódio on-line

Destinado a jovens, programa de aprendizado tem apoio do Instagram e será 100% virtual. Inscrições estão abertas até 28 de agosto

Bruna Nardelli31/07/2020 14:48, atualizado 31/07/2020 18:05
Compartilhar notícia
Myke Sena/Especial Metrópoles
Curso gratuito alerta sobre perigos de fake news e discurso de ódio on-line

Estão abertas as inscrições para o projeto #VerifiqueAntesdeVotar, uma parceria da iniciativa Redes Cordiais com o Instituto de Tecnologia e Sociedade do Rio de Janeiro (ITS). Totalmente gratuito e apoiado pelo Instagram, o programa terá cursos sobre combate à desinformação e discurso de ódio nas redes sociais. As aulas são voltadas para jovens de 16 a 24 anos e serão realizadas de maneira digital, em tempo real.  As vagas são limitadas e os interessados devem fazer suas inscrições até 23 de agosto neste link.

O objetivo do projeto é ensinar jovens a identificar informação de qualidade e a diminuir a violência nas redes sociais. “Nossa ideia com a iniciativa é combater o crescimento do discurso que promove a desinformação e a violência on-line, por meio de cursos educativos, conteúdos didáticos e diversas outras atividades para fazer com que as pessoas reflitam e atuem contra a produção e distribuição desse tipo de discurso”, declara o diretor do ITS, Sérgio Branco.

“Queremos ajudar a capacitar ainda mais jovens no Brasil”, diz a cofundadora do Redes Cordiais, Clara Becker.

Curso gratuito alerta sobre perigos de fake news e discurso de ódio on-line - destaque galeria
2 imagens
Cartórios registram crescimento de 119% em atos que comprovam fake news
Projeto busca conscientizar jovens sobre as consequências dos discursos de ódio on-line
1 de 2

Projeto busca conscientizar jovens sobre as consequências dos discursos de ódio on-line

Hugo Barreto/ Metrópoles
Cartórios registram crescimento de 119% em atos que comprovam fake news
2 de 2

Cartórios registram crescimento de 119% em atos que comprovam fake news

Istock

Com quatro aulas cada, os cursos tem organização de Karina Santos, pesquisadora da área de mídias do ITS Rio, e da jornalista Clara Becker, do Redes Cordiais, e contarão com diversos outros professores, como Gabriela de Almeida, Diego Cerqueira, Alana Rizzo, Thayane Guimarães, Priscilla Silva e Chiara de Teffé.

O primeiro curso, que começa no próximo dia 24, busca discutir e apontar os caminhos para uma internet sem desinformação, com dicas práticas de combate às notícias falsas e de como ser mais responsável no compartilhamento de informação, especialmente em um ano eleitoral.

Já o segundo, que começa em 29, será focado em orientar jovens a ter uma comunicação mais cordial nas redes, a promover os Direitos Humanos e a combater o discurso de ódio on-line. As aulas têm duração de, aproximadamente, uma hora cada.

Publicado por Redes Cordiais em Quinta-feira, 30 de julho de 2020