metropoles.com

Casal prestes a celebrar bodas de ouro viaja o mundo desde lua-de-mel

Em 49 anos de união, Glória e Nelson de Oliveira visitaram países como Japão e Cuba. Casal segue viajando e está pronto para novo destino

atualizado

Compartilhar notícia

Gustavo Moreno/Metrópoles
casal
1 de 1 casal - Foto: Gustavo Moreno/Metrópoles

Os passaportes multicarimbados de Maria da Glória e Nelson de Oliveira descortinam o apreço do casal por viagens internacionais. Prestes a celebrar 50 anos de casamento, os cariocas radicados em Brasília percorrem o mundo de mãos dadas desde a lua-de-mel.

A primeira aventura lado a lado foi para Buenos Aires, na Argentina. Encantados com a cultura dos hermanos, eles encontraram nas viagens uma grande paixão, tão forte como a que sentem um pelo outro, e decidiram investir em experiências fora do Brasil ao menos uma vez por semestre. Hoje, os aposentados de 79 e 83 anos, respectivamente, colecionam fotos em templos japoneses, ruínas gregas, edifícios holandeses e carros cubanos de perfume vintage.

“Viajávamos de excursão no início, mas passamos a planejar os nossos próprios roteiros assim que nos sentimos preparados para tal”, revelaram Glória e Nelson ao Metrópoles.

O casal, que abriu as portas de casa para receber a equipe do portal, preserva com carinho as lembranças de onde passou. “A nossa viagem mais especial foi ao Japão. O povo do país asiático nos encantou com tamanha delicadeza e educação. Para se ter ideia, ao entrar em loja, um vendedor foi tão caloroso conosco que nos deu uma miniescultura de Buda. Guardamos com carinho o presente até hoje. Nos traz memórias muito boas”, disseram, entrelaçando os olhares com sorriso no rosto.

Presente é guardado com carinho pelo casal 30 anos após a viagem ao Japão

O local que todos deveriam conhecer antes de morrer, na opinião dos pombinhos, é Fátima, em Portugal. “A energia do Santuário de Fátima [centro de peregrinação cristã] é indescritível e comove a todos, independente de religião. Quem passa por lá está movido pelo bem e com o pensamento positivo em oração. Me emociono só de lembrar”, confessou Glória.

A chegada da melhor idade não impediu o casal de viajar, mas modificou o estilo de passeio dos dois. Atualmente, eles só deixam o prédio tombado onde vivem na 113 Sul para voar de classe executiva. “O pé de meia que juntamos desde a juventude é investido em viagens. E dizemos isso com orgulho! Desbravar novas culturas está entre os maiores privilégios da vida”, exclamaram.

Hiato na pandemia

Devido à pandemia de coronavírus, Glória, que aposentou como funcionária pública, e Nelson, ex-professor de administração da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), ficaram dois anos inteiros em Brasília, cidade onde moram há 40 anos. Eles nunca passaram tanto tempo sem viajar.

Na primeira oportunidade que tiveram, claro, os cariocas embarcaram para os Estados Unidos, um dos destinos preferidos do casal. “Pegamos literalmente o voo que marcou a reabertura das fronteiras. Não víamos a hora”, contaram, lembrando com menos entusiasmo dos vários testes de Covid-19 que precisaram fazer para entrar no país.

Questionados se as viagens fazem as vezes de terapia de casal, eles negaram. “Somos muito companheiros e ficamos bem em casa ou em qualquer lugar. Não precisamos estar fora para sermos felizes. Apenas amamos viajar”, declararam.

0
O que falta conhecer

Os pombinhos ainda têm destinos na bucket list. O principal fica na América Latina. “Sonhamos em conhecer o Chile, país vizinho ainda inexplorado por nós”, confidenciaram.

Quando o assunto é praia, por outro lado, o casal não cogita sair do Brasil. “Temos as melhores praias do mundo. Adoramos as de Maceió [em Alagoas]”, exemplificaram.

A próxima viagem já está marcada e será em família. Glória e Nelson irão para Miami, Orlando e Nova York com uma das duas filhas. “Nos viramos muito bem sozinhos. Nelson fala inglês fluentemente, mas também gostamos de viajar com familiares e amigos”, disse Glória, orgulhando-se de ter deixado como herança o hábito de explorar o mundo para as filhas.

Casal em viagem à Europa
Dicas de viagem

A principal dica de viagem deles é: viaje! A segunda, não passe menos de quatro dias em cada cidade.

“Um erro de iniciante é tentar conhecer a Europa inteira em apenas uma viagem. Você acaba não conhecendo direto o destino, tampouco entendendo o modo de vida dos habitantes. O ideal é separar ao menos quatro dias em cada cidade”, indicaram.

Outro conselho é visitar vilarejos pouco conhecidos, não apenas os maiores cartões-postais de cada país. “Pegue um trem e viste Sevilha, na Espanha, por exemplo. Às vezes, cidades menos cosmopolitas nos surpreendem mais que os grandes centros”, finalizam, com sabedoria anciã e sede de desbravar quase pubescente.

Quer ficar por dentro das novidades de astrologia, moda, beleza, bem-estar e receber as notícias direto no seu Telegram? Entre no canal do Metrópoles: https://t.me/metropolesastrologia

Compartilhar notícia