metropoles.com

Conheça o Tradr, Au.dote e AstroMatch aplicativos parecidos com Tinder

Troca de objetos e até animais para adoção estão nas novas versões do aplicativo

atualizado

Compartilhar notícia

Reprodução/Hypeness
Tradr
1 de 1 Tradr - Foto: Reprodução/Hypeness

Deslize para a direita se gostou. Deslize para a esquerda se não gostou. Assim é o funcionamento básico do aplicativo de relacionamento “Tinder”. A ideia é simples, caso você e quem lhe interessou tenham deslizado para a direita, uma janela com um “chat” é aberta e vocês podem começar uma conversa para se conhecerem melhor.

O conceito facilita um usuário do aplicativo a conhecer pessoas que estejam ali pelas redondezas. Seguindo a mesma ideia, foram criados outros apps que também visam aproximar pessoas com o mesmo objetivo. Mas a finalidade não é um possível “date” ou conhecer alguém que te interessou. O ponto em comum pode ser em um cachorrinho disponível para adoção, aquele vestidinho que alguém quer vender e, certamente, alguém quer comprar. E também uma rede social para conhecer uma pessoa que goste de astrologia e quer saber mais de você através do seu mapa astral. Assim são os aplicativos “Tinder” de algo.

1. Troca de objetos
O Tradr, por exemplo, encurta o caminho entre você e alguma estimada peça de roupa, câmera fotográfica, arte para decorar ou até, quem sabe, um sofá. Criado por duas brasilienses, o aplicativo já foi aceito cinco vezes na incubadora de projetos Laboratório de Inovação de Harvard.

Reprodução/HypenessJéssica Behrens foi quem primeiro pensou na criação de uma ferramenta de venda e/ou troca de objetos. O projeto começou como pessoal. Seu objetivo era se desfazer de 365 coisas, uma por dia, durante um ano. A dificuldade apareceu em — pasmem — encontrar alguém que queria receber os itens doados. A solução encontrada agora tem nome: Tradr. Jéssica uniu-se a sua amiga Gabrielle Lobo e juntas deram início ao aplicativo.

Ele está disponível para download gratuito para Android e iOS e você pode tanto vender quanto trocar a vontade, sem comissão para o app.

2. Adoção de cachorro
Já o aplicativo Au.dote tem outro objetivo: achar um lar de amor para os cachorrinhos que estão em ONGs e abrigos brasileiros. A startup DogLikers desenvolveu o app para encurtar o caminho de quem quer adotar até aquele cachorro ou gato procurando um lar.

Segundo a Revista PEGN, em seus primeiros dois meses de vida, o programa já somava 15 mil downloads e 22 ONGs diferentes em todo o país. “Queremos mudar essa cultura de adoção. Antes, para adotar um cão era necessário entrar em uma longa fila, ou recolher algum animal da rua. Com o aplicativo, o usuário pode sentar com sua família e escolher o animal que mais se enquadra no que deseja”, afirma Gustavo Monteiro, um dos sócios do aplicativo, em entrevista.

O app também é gratuito e está disponível para iOS e Android.

3. Para quem gosta de astrologia

Agora você, que adora perguntar para o seu amigo “qual seu ascendente?” ou então “sua lua está em quê?”, a notícia é boa: já pensou que por aí pode ter alguém como você? O objetivo, segundo o site, é te aproximar de seu par ideal, mas esse par não é você quem escolhe, são os astros.

Reprodução/AstroMatchAstroMatch é o “Tinder” da astrologia. A idealizadora do projeto, Luana Kawamura, contou em um evento sobre startups e empreendedorismo que um dia conversando com amigas disse não querer chegar perto de aquarianos. Foi quando surgiu o estalo: se você puder selecionar o signo com o qual se relaciona de forma fácil? Recebeu então o apoio de seu sócio, João Victor Chaves, e iniciaram uma versão Beta do aplicativo.

Após preencher o perfil você será submetido a um “nivelamento” com os outros usuários e aparecerão sempre barras que indicam a compatibilidade com o outro. Pronto! Signo errado no caminho nunca mais. Acesse o site e faça download da versão-teste ou a página oficial no Facebook para mais informações.

Compartilhar notícia