metropoles.com

Americana faz sucesso com linha de bonecas personalizadas com vitiligo

A Kay Customz faz brinquedos sob medida e inspirados nas donas. Até as marcas na pele são iguais às do cliente

atualizado

Compartilhar notícia

Kay Customz/Reprodução
Screenshot_528
1 de 1 Screenshot_528 - Foto: Kay Customz/Reprodução

Não é tarefa fácil se reconhecer como uma pessoa bonita na sociedade. Todos os modelos são de gente magra, branca, alta e loira. Se é difícil para os adultos, imagine para crianças negras que sofrem com o vitiligo.

A doença, de cunho emocional, deixa marcas brancas na pele. Pensando nesse público e em como fazer para tornar a infância mais suave e feliz, a americana Kay Black decidiu fazer sua parte para ajudar na inclusão social: criou bonecas personalizadas com as manchas do vitiligo.

A partir de uma foto enviada pelos pais da criança, a Kay Customz faz uma versão customizada imitando as manchas e os cabelos das pequenas. A artista começou pintando bonecas em tons de pele negra e trocando os cabelos lisos por fios crespos ou cacheados. Depois adicionava roupas étnicas aos brinquedos. No começo de setembro, ela fez a primeira boneca com vitiligo — ela tinha uma mancha com o formato do continente africano no rosto.

A partir daí, foram muitos os pedidos. O preço das bonecas variam — as mais baratas custam 100 dólares. O sucesso é tanto que até adultas estão procurando versões em miniatura de si mesmas. “Eu amo o que faço e me orgulho de cada design personalizado”, afirmou Kay ao site Bored Panda.

Compartilhar notícia