metropoles.com

Clube gratuito de conversação em idiomas como inglês e japonês completa 10 anos no DF

Clube Poliglota Brasília promove encontros semanais em locais públicos. Idiomas como inglês, japonês e espanhol são explorados gratuitamente

atualizado

Compartilhar notícia

Hinterhaus Productions/Getty Images
clube de conversação
1 de 1 clube de conversação - Foto: Hinterhaus Productions/Getty Images

Aprender idiomas pode ampliar a compreensão de outras culturas e tradições. Indo além, uma nova língua ajuda a melhorar a comunicação com pessoas de origens diferentes. Já pensou em praticar ou até mesmo em aprimorar um idioma de graça? O propósito do Clube Poliglota Brasília é justamente esse.

Há exatos 10 anos, o projeto reúne pessoas interessadas em aprender e praticar línguas estrangeiras no Distrito Federal. Os voluntários da entidade, também presente em cidades como São Paulo (SP), Recife (PE) e Goiânia (GO), organizam encontros semanais em locais públicos para que os participantes troquem conhecimentos culturais em inglês, japonês e espanhol, por exemplo.

“Em Brasília, são mais ou menos 14 voluntários brasileiros e estrangeiros que ajudam a organizar os encontros presenciais. Também temos duas organizadoras que participam das reuniões on-line de francês e outros disponíveis para dar conselhos”, explica o voluntário norte-americano Miguel Ariza ao Metrópoles.

Todos os encontros são informais e não exigem nenhum nível de proficiência em particular, ou seja, o clube é aberto a todos, do iniciante ao fluente em determinada língua. De acordo com Miguel, o espaço criado pelo clube é diverso e acolhedor.

“Eu nasci nos Estados Unidos, a minha família é do México e moro em Brasília há 2 anos. Então, participar do clube tem me ajudado a conhecer brasileiros e a treinar português. Inclusive, em março deste ano, virei voluntário dos encontros do grupo na Asa Sul”, complementa Miguel.

Em Brasília, o clube oferece uma ampla gama de idiomas, incluindo, além dos mencionados acima, francês e italiano. No total, há mais de 10 línguas disponíveis para aproximar amantes de idiomas. Os encontros contam, ainda, com mesas de português para estrangeiros ampliarem o vocabulário.

Encontros acolhedores

Um dos objetivos do Clube Poliglota Brasília é incentivar a prática e a aprendizagem de novos idiomas. Indo além, os encontros também têm um papel importante na vida sociável dos participantes.

No caso do estudante Leandro Chaves, o projeto o fez conhecer novos amigos. “Mesmo estudando apenas japonês, eu já consegui praticar espanhol e inglês com pessoas que foram para vários países diferentes. O interessante é que você pode treinar diversos idiomas no mesmo dia”, relata.

A maior dificuldade em aprender um idioma novo é falar, seja por medo de errar, seja por vergonha. Mas, como os encontros recebem pessoas de qualquer nível, fica mais fácil aprender e sentir confiança para conversar. Segundo Leandro, isso contribui para deixar os participantes mais tranquilos durante as reuniões.

0

Estrangeiros também são bem-vindos no clube

Além dos integrantes nativos, o Clube Poliglota Brasília também conta com participantes estrangeiros. O Jaime Hernandez é um deles. Brasiliense de coração, o mexicano veio morar em Brasília há 7 meses e costuma frequentar os encontros sempre com muito entusiasmo.

“O clube mostra que todos somos irmãos do mundo e não importa se falamos outro idioma ou temos outra cultura, estamos lá para aprender e ajudar. Para um estrangeiro como eu, foi uma alegria saber que existe um grupo que te acolhe como familiar ou amigo”, compartilha o mexicano.

 

Ver essa foto no Instagram

 

Uma publicação compartilhada por Clube Poliglota Brasília (@clubepoliglotabrasilia)

Durante os encontros, Jaime ensina espanhol para os brasileiros e, consequentemente, aprende português e inglês. Para ele, a experiência tem sido muito boa, embora ainda tenha dificuldade de aprender o idioma do país.

“O português é muito similar ao espanhol e, aqui em Brasília, as pessoas são muito educadas e geralmente não te corrigem. Ou seja, quando eu falo errado na rua, elas entendem e não me ensinam a forma certa. O clube tem sido muito útil para o meu aprendizado, porque os participantes me corrigem”, explica Jaime.

Clube do livro

Apesar do objetivo central do grupo ser a prática de idiomas em encontros presenciais, o projeto também organiza outras ações. Dias de jogos, saídas para exposições ou festas fazem parte da programação. No momento, a iniciativa organiza um clube de leitura em francês.

“Uma das voluntárias principais, a Vanessa Santos, é quem toma a frente do clube de leitura. Ela informa o livro da vez nas redes sociais para as pessoas lerem e cria uma chamada de vídeo para discutir a obra escolhida”, explica Miguel Ariza.

Em 2022, o clube chegou a ler nove obras em francês. Cada texto teve um debate sobre o conteúdo e o vocabulário. De acordo com os voluntários, o tempo de discussão de cada título pode chegar a 5 horas. Para eles, fazer parte do grupo pode estimular a leitura e o conhecimento acerca do idioma.

Os encontros do clube de leitura acontecem às quartas-feiras, sempre às 20h, por meio de um grupo no Telegram. O ideal é ficar de olho nas redes sociais do Clube Poliglota Brasília para obter mais informações sobre o livro do mês.

Como participar

O Clube Poliglota Brasília não exige inscrição. Para participar, basta acompanhar o perfil do grupo no Instagram (@clubedopoliglotabrasilia) e comparecer a um dos endereços informados.

Para fazer parte da equipe como voluntário, é necessário entrar em contato com os organizadores também pelo Instagram. Por lá, eles orientam como escolher um local para o encontro presencial e ajudam a encontrar novas pessoas interessadas na prática.

Locais e horários

O clube tem encontros pré-definidos. Detalhes das reuniões, no entanto, podem ser alterados. Por isso, novamente, vale acompanhar as redes sociais do grupo para não perder nenhuma novidade.

Águas Claras
Toda terça-feira, de 19h30 às 23h, na praça de alimentação do Águas Claras Shopping. Aos sábados, os encontros acontecem de 14h às 17h, na praça de alimentação do Metrópole Shopping.

Asa Sul
Toda sexta-feira, das 19h30 às 23h, no restaurante Don Durica, na 115 Sul.

Asa Norte
Mensalmente, na primeira quarta-feira útil do mês, de 19h30 às 22h30, no Bosque Park Norte.

Ceilândia
Toda segunda-feira, de 19h30 às 21h30, na praça de alimentação do JK Shopping.

Sudoeste
Mensalmente, na primeira quinta-feira útil do mês, de 19h30 às 22h30h, na Padaria Pães e Vinhos, na CLSW 103.

Universidade de Brasília (UnB)
Toda quarta-feira, de 14h às 18h, e quinta-feira, de 10h às 12h, no Udefinho, na saída do ICC Sul.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comVida & Estilo

Você quer ficar por dentro das notícias de vida & estilo e receber notificações em tempo real?