*

Erlan Bastos, 24 anos, passou todo tipo de provação antes de se tornar uma das sensações de 2018 do YouTube no Brasil. Dono do canal Hora do Veneno, o apresentador entrevista desconhecidos  que viram memes na internet, como a Grávida de Taubaté, Natasha Caldeirão e  a mini pastora Vitória de Deus.

Antes de se tornar youtuber, Erlan chegou a morar nas ruas de São Paulo e catar latinha para sobreviver. Ele havia chegado à capital em busca de oportunidade, porém, foi assaltado assim que desceu na rodoviária do Tietê. “Eu morei por três meses na rua, que foi o tempo que minha mãe levou para juntar dinheiro para comprar uma passagem para eu voltar a Manaus”, conta em entrevista ao colunista Ricardo Feltrin, do Uol.

Ele passou por muitas humilhações, sofreu agressão de policiais, ofensa de motoristas e dependeu da caridade alheia para se manter vivo. Com o canal, o apresentador tenta se reerguer. De acordo com  Erlan, com a página, na qual acumula mais de 22 mil inscritos — pouco, se comparado aos estratosféricos números da plataforma —, atualmente ele consegue “pagar o aluguel, comprar comida e ajudar a família”.