*

A youtuber Kéfera postou nas redes sociais que sua cachorrinha, uma pug filhotinha, Potyra, morreu. A cadelinha não resistiu as complicações de uma doença conhecida como “Tosse dos Canis”.

 

Potyra faleceu. Ele veio muito doente do canil. O nome do canil é D’angelo e fica em Morungaba, a proprietária chama-se Claudia. Ela veio com uma doença chamada TOSSE DOS CANIS. Que é o cúmulo da irresponsabilidade de uma criadora. E a partir daí minha vida e do @gustastockler. Potyra foi literalmente TODOS OS DIAS no veterinário. Desde a primeira semana até o último dia da vida dela. Ficou internada pq teve uma pneumonia gravíssima, continuou indo tomar antibióticos subcutâneos diariamente. Fizemos todos os exames e demos todos os possíveis remédios que existem. Cancelei tudo que eu tinha pra fazer no mês de junho e julho pra me dedicar e cuidar dela. Infelizmente as coisas só foram piorando, ela tinha uma tosse que não curava por nada. É mesmo depois de muitos exames e remédios, tivemos que fazer um exame complicado que era cheio de riscos, bronquioscopia e coleta de secreção do pulmão ela. E ontem, durante o exame, ela não resistiu e partiu. Queria deixar aqui meu agradecimento a Potyrinha que me ensinou mais ainda o que é amor incondicional. A saudade tá foda. Vou me afastar um tempo da internet, realmente preciso me recuperar aqui, então só peço que pra quando eu voltar, não toquem nesse assunto… Quero esquecer toda essa tragédia que aconteceu pra que no meu coração tenha espaço só pra lembrar com amor e carinho dessa cachorrinha que abençoou minha vida durante o tempo que esteve aqui. P.S.: essa foto é dela no meu colo ontem de manhã, na internação. Eu visitava ela de manhã e à noite. E ela ficava horas me lambendo… Foda. A dor da perda tá complicada. Saudades Poty, fique bem onde você está agora

Uma foto publicada por Kéfera (@kefera) em

Os fãs de Kéfera postaram em várias fotos da cadelinha mensagens de apoio.

 

vesguice em forma de cão

Uma foto publicada por Kéfera (@kefera) em

 

Tosse dos Canis
O nome científico da doença é Traqueobronquite Infecciosa Canina ou traqueíte. Ela desencadeia sessões prolongadas de tosse e espirro nos cães infectados. Mais comum em filhotes, a enfermidade também atinge cães adulto e pode ser transmitida para seres humanos.

A doença é transmitida pelo contato de um cachorro sadio com um outro que esteja contaminado. O nome “Tosse dos Canis” surgiu porque a efermidade é mais comum em locais de grande aglomeração de cachorros.

Segundo o veterinário Leonardo Barreto, da clínica Mr. & Ms. Vet, a doença é transmitida por um vírus e, em geral, não é fatal. “É a gripe canina. Geralmente, não traz mais preocupações, mas pode evoluir para bronquite ou pneumonia. O tratamento é com antibióticos e anti-inflamatórios”, explica.