metropoles.com

Psicóloga explica a melhor forma de lidar com a ansiedade social

Em seu novo livro, Ellen Hendricksen aborda como a condição pode impedir uma pessoa de viver de forma plena

atualizado

Compartilhar notícia

Istock
Thoughtful stressed young man with a mess in his head
1 de 1 Thoughtful stressed young man with a mess in his head - Foto: Istock

Olhe ao seu redor. Provavelmente há alguém que sofre ou já sofreu de ansiedade social. Isso se você mesmo não for vítima da condição.

Seja qual for a causa, o fato é que a ansiedade social é um dos grandes males dos nossos tempos. Pensando em ajudar as pessoas com dificuldade para lidar com a questão, a psicóloga Ellen Hendriksen escreveu o livro How to be Yourself (Como ser você Mesmo, em tradução livre).

Pesquisadora do Boston University Center sobre ansiedade e doenças relacionadas, Hendricksen revelou, em entrevista para o site Vox, que a obra foi escrita pensando em ajudar pessoas que, assim como ela, sofrem com a condição.

“Eu era uma daquelas adolescentes que nunca levantava a mão na sala de aula ou evitava chamar a atenção com roupas vibrantes. Então decidi escrever o livro para explicar que a forma como eu me sentia não necessariamente correspondia à realidade”, declara.

Segundo Hendricksen, a ansiedade social é definida por uma percepção de que há algo de errado ou faltando em uma pessoa. Isso a faz se esforçar para esconder tal defeito imaginado, por exemplo, algo relacionado à aparência física. “Quando começamos a deixar de viver nossas vidas em sua totalidade e potencial, isso se torna um problema grave”, alerta.

A principal dica para superar o problema, ou contorná-lo, pode soar um clichê, mas ela garante ser eficiente: seja você mesmo e se coloque em situações desconfortáveis.

“Nem todo mundo precisa ser extrovertido, mas nós todos deveríamos conseguir fazer aquilo que desejamos, sem medo de julgamentos. Tendemos a pensar que as pessoas estão prestando atenção em todos os nossos passos, mas não é verdade. Cada indivíduo está vivendo sua própria história, é importante lembrar disso”, explica.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?