metropoles.com

Endocrinologista detona contagem de calorias para emagrecer: “Inútil”

“Os tipos de alimentos podem ter o mesmo número de calorias, mas efeitos dramaticamente diferentes no organismo”, sustenta o especialista

atualizado

Compartilhar notícia

iStock
saúde bem-estar emagrecer
1 de 1 saúde bem-estar emagrecer - Foto: iStock

O endocrinologista pediátrico e autor do livro Metabolical, Robert Lustig, afirma que a caloria é um conceito desatualizado e engana quem busca seguir uma alimentação saudável.

“Depender da contagem de calorias para controlar o peso e a saúde é perigoso, porque não leva em conta os efeitos prejudiciais que os alimentos processados ​​têm em nossos corpos”, disse o especialista em recente entrevista à Insider.

Segundo o expert, os alimentos podem ter o mesmo número de calorias, “mas efeitos dramaticamente diferentes no organismo, tornando o conceito de caloria uma forma inútil de diferenciar alimentos saudáveis dos não tão saudáveis assim”, complementou.

Na visão do expert, os insumos processados, por exemplo, podem danificar as células e causar inflamação. Já os integrais contêm compostos que reduzem a inflamação e evitam a oxidação e o estresse. Ou seja, por mais que tenham calorias iguais, os integrais serão sempre muito mais saudáveis e benéficos ao processo de emagrecimento.

0

 

Lustig ainda argumentou na reportagem que a ciência convencional calcula mal a quantidade de energia que absorvemos dos alimentos. Durante a digestão, nosso corpo depende de bactérias benéficas, conhecidas como microbioma intestinal para ajudar a processar os nutrientes. Uma parte do que comemos alimenta essas criaturas microscópicas, ajudando-as a crescer e nos manter saudáveis.

“Como saber se alguma molécula individual de nutrientes está indo para você ou para a bactéria?”, questionou Lustig.

Em uma fala polêmica, ele comparou esse fenômeno a “comer por dois” durante a gravidez.

Calorias são uma ferramenta, não a solução

“Embora nem todas as calorias sejam iguais do ponto de vista da saúde, isso não é motivo para descartar todo o sistema”, declarou Layne Norton, nutricionista, preparador físico, fisiculturista e levantador de peso com PhD em nutrição, ainda na extensa matéria da Insider.

“As calorias são iguais porque as calorias são uma unidade de medida. O que é diferente é que as fontes de calorias não são iguais na forma como afetam a ingestão e o gasto de energia”, justificou ele.

Por exemplo: quem está fazendo dieta pode descobrir que comer batatas fritas o deixa com fome e cansaço, enquanto a mesma quantidade de calorias do frango e do brócolis é mais satisfatória e revigorante. Ele pode, então, mudar seus hábitos a partir dessa constatação.

Uma das principais vantagens das calorias, de acordo com Norton, é que elas oferecem uma forma neutra para as pessoas medirem e avaliarem sua alimentação. “Rotular os alimentos como bons ou ruins pode ser bem intencionado, mas pode sair pela culatra em restrição excessiva e, em última instância, comportamento de compulsão”, alertou.

O especialista sustenta que as calorias, quando combinadas com outras informações sobre os alimentos, podem, sim, ajudar as pessoas a tomar decisões mais adequadas sobre o que funciona melhor para seus objetivos e estilo de vida únicos.

“Este é o conselho que ninguém quer ouvir porque não é sexy: você deve escolher a dieta que é mais fácil de manter a longo prazo, e isso depende do indivíduo”, concluiu Norton.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comVida & Estilo

Você quer ficar por dentro das notícias de vida & estilo e receber notificações em tempo real?