Saiba como fazer um cronograma capilar para exibir cachos perfeitos

Aprenda a fazer a técnica de nutrição, hidratação e reconstrução nos cabelos cacheados e tenha fios maravilhosos e saudáveis

atualizado 02/12/2021 10:13

cabelo cacheadoGetty Images

Se você é antenada no mundo da beleza — e principalmente dos cabelos! — já ouviu falar em cronograma capilar. Essa técnica se torna mais popular a cada dia e conquista muitas adeptas, especialmente as cacheadas. Mas, afinal de contas, o que significa?

“Um cronograma capilar é criado com objetivo de recuperar o cabelo de algum dano, reativar a saúde dos fios, ou até mesmo fazer uma manutenção preventiva, em três etapas: nutrição, hidratação e reconstrução”, explica a técnica de beleza Denise Pellozzi, da Widi Care.

Para que serve cada etapa?

Segundo a especialista, cada fase do cronograma capilar se compromete a devolver importantes proteínas perdidas. Entenda cada uma:

  • Hidratação: responsável pela parte hídricas dos fios, ou seja, da água, que compõe o nível de hidratação das madeixas. Está ligada aos tratamentos mais leves e uso diário.
  • Nutrição: encarregada de lubrificar o cabelo com lipídeos, portanto, é mais composta por óleos nas formulações e uma das fases mais importantes para as cacheadas.
  • Reconstrução: reestabelece a força dos fios por meio de aminoácidos, queratina, colágeno e outras proteínas essenciais.
Benefícios para os cachos

Denise salienta que cabelos cacheados são naturalmente mais secos devido ao formato, o que dificulta a manutenção hídrica completa, ou seja, os fios não recebem toda a hidratação natural que deveria. Com isso, os cachos ficam mais vulneráveis aos danos do dia a dia. “É aí que entra o cronograma capilar: reparando esse ressecamento e protegendo as madeixas cacheadas, deixando-as mais saudáveis”, acrescenta.

Veja como montar uma rotina para cabelos cacheados site Alto Astral, parceiro do Metrópoles. 

Mais lidas
Últimas notícias