*

O YouTube tornou-se uma plataforma plural e cheia de exemplos de autoaceitação. A maquiagem pode ser uma boa aliada nesse processo de empoderamento. Há vários exemplos de gente que ensina a realçar a própria beleza: pessoas com deficiência, homens, drags e mulheres negras. Estão disponíveis, inclusive, vídeos específicos para quem não escuta.

Basta procurar um pouquinho para achar alguém que sempre sentiu dificuldade em se reconhecer nos sites tradicionais de beleza e resolveu tomar as rédeas da situação.

Os canais são inspiradores e costumam falar sobre assuntos que vão além da maquiagem. Entram nos vídeos uma boa dose de autoestima e aceitação. Selecionamos cinco canais capitaneados por pessoas inspiradoras:

Preta Aline Custódio

Cansada de procurar canais específicos para a pele negra, Aline resolveu se testar em frente às câmeras. Ela, que não é maquiadora profissional, mas adora o assunto, compartilha ideias de maquiagem, cuidados com cabelos crespos e alguns posts sobre amor próprio.

Bruna Borges

A estudante de Libras da UFSCar é responsável pelo canal Maquiagem em Libras, no qual ensina surdos a se maquiarem. Ela já era maquiadora profissional antes de começar o curso e a ideia do tutorial para deficientes auditivos surgiu durante um sarau de fim de semestre. Bruna grava os vídeos durante as férias da faculdade e conta com a ajuda de amigos para garantir a tradução exata e uma filmagem eficiente.

Drag-se

O canal, que tem quase 50 mil inscritos, é produzido e estrelado por drag queens. O Lado D é a parte específica para maquiagem e são várias professoras que ensinam os espectadores a se montarem.

Marimar Quiroa

A youtuber tem uma má-formação rara chamada linfangioma. A doença causa grandes cistos no rosto e pescoço. Ela respira com dificuldade e também apresenta limitações para escutar, falar e se alimentar. Porém, nada disso a impede de ensinar o que mais gosta de fazer: se maquiar. Para quem lê em inglês, todos os vídeos têm legendas. É fácil entender os ensinamentos da americana.

James Charles

O americano é maquiador, cantor e o primeiro homem a estrelar uma campanha da marca CoverGirl. O canal de James já tem 1,7 milhão de inscritos. Ele ensina a fazer de looks naturais, com sardinhas, a maquiagens complexas. Mas atenção: o canal é completamente em inglês e James fala bastante rápido!



COMENTE

 
Maquiagemyoutubebelezacanais

Leia mais: Beleza