metropoles.com

Máscaras faciais caseiras, baratas e que realmente funcionam

Veja o que evitar ao fazer máscaras em casa e aprenda combinações eficazes para a cútis

atualizado

Compartilhar notícia

Getty Images
Close-up of woman winking at home
1 de 1 Close-up of woman winking at home - Foto: Getty Images

Domingo de manhã. As velas já estão acesas e, no Spotify, uma playlist tranquila mira no sossego. Após um banho relaxante, uma máscara facial caseira e antirrugas está pronta para o uso. Com o produto no rosto, é hora de ler um livro. Uma hora depois, o ritual de autocuidado chega ao fim. Você lava a cútis e segue a vida, certa de que a pele está renovada. Mas, cuidado. Ao menos em uma dessas etapas, há alguns erros escondidos por trás de uma rotina aparentemente saudável.

As máscaras faciais caseiras viraram uma febre no Brasil. No Google, as pesquisas pelo tema subiram mais de 70% no ano de 2019. Porém, como tudo que ronda o mercado da beleza, é preciso discernimento com o que se usa e com receitinhas “infalíveis” disponíveis na internet.

Getty Images
Pesquisas por máscaras caseiras cresceram 70% em 2019
Alerta

A dermatologista Natalia Souza Medeiros esclarece que, diferentemente do que acreditam algumas pessoas, as máscaras homemade podem até ser mais econômicas, mas não abraçam todo tipo de tratamento. Acnes, por exemplo, são causadas por bactérias, e dificilmente somem apenas com o uso desse recurso estético. Pelo contrário. O quadro pode até piorar.

“Algumas têm como ingredientes substâncias de alto índice glicêmico, como mel e açúcar, que podem agravar a acne. E a paciente pode usar ingredientes contaminados com bactérias, sendo, então, algo mais prejudicial do que benéfico”, elucida.

Segundo a especialista, elas também não são capazes de minimizar rugas. “Com pouca tecnologia, é difícil ter os resultados tão almejados pelos pacientes atualmente”, elucida.

“Em meu consultório, já atendi casos de complicações pelo uso de receitas caseiras. Sempre que sou procurada, tento oferecer o tratamento que se adeque ao tipo de pele do paciente e suas necessidades, com produtos com estudos comprovando sua eficácia e segurança”, complementa.

Natural

Não é preciso, no entanto, demonizar as máscaras caseiras ou confeccionadas a partir de produtos naturais. A ideia, na verdade, é entender como manuseá-las, e fazê-las com inteligência.

Nascida e criada em Brasília, Pati Herzog é do time que defende – e investe – na cosmetologia natural. Assim como os demais projetos sob seu comando (como o Experimente Brasília), a turismóloga de formação coloca afeto e um modo artesanal de produção como prioridade, tendo a natureza como principal (e praticamente única) matéria-prima. A Slow, marca de cosmética natural, segue essa premissa.

Influenciada pelos ancestrais, a brasiliense cresceu passando máscara de clara de ovo no rosto e usando chá de camomila para desinchar os olhos. “Há cerca de três anos, passei a compartilhar minhas receitas”, relembra.

Não demorou até fazer alguns cursos e mergulhar a fundo na temática. Assim foi desenvolvida a empresa, um espelho do seu estilo de vida.

“Há um movimento de retorno ao básico e ao que é verdadeiramente essencial”, diz.

“A pele é o maior órgão do corpo, e a que tem o contato com o mundo externo. Além de absorver tanto coisas boas quanto ruins, é repleta de sensores que refletem nas nossas emoções”, continua Pati.

0

Ao criar uma máscara no estilo “faça você mesmo”, então, o primeiro pilar deve ser optar por ingredientes orgânicos, de preferência de produtores locais, ou aquelas que você conheça a procedência.

“Prepare suas receitas em um ambiente limpo e sem umidade, utilizando recipientes previamente fervidos”, ensina.

Pati Herzog revela as principais gafes ao criar uma máscara facial:

Cítricos. “Não use limão. Ele mancha a pele em contato com o sol. É um ingrediente fotossensível e perigoso”, alerta.

Sol. “Jamais aplique máscaras e vá para o sol. Muitos componentes se transformam em contato com a luz solar”, afirma a cosmetóloga.

Usar sem testar. “Teste no antebraço antes de colocar o produto no rosto”, recomenda.

Fazer e guardar. “Faça e utilize na mesma hora”, pontua. Em contato com o ar, matérias-primas podem oxidar.

Ficar horas a fio. “Ponha a máscara com o reloginho ao lado. Não fique mais de 20min com ela”, ensina. A máscara de argila, por exemplo, precisa ser lavada assim que secar, para evitar possíveis reações.

Esquecer a hidratação. Após lavar o rosto, é recomendado usar um sérum, hidratante ou loção para manter a pele hidratada. “A máscara entra para nutrir ou desintoxicar mais profundamente, e esses produtos criam uma película na cútis”, conta.

Não esfoliar. “A esfoliação é o passo zero, quando removemos a camada de células mortas, além de ativar a circulação. É interessante fazer uma vez por semana”, aconselha.

Após os devidos cuidados, hora de por a “mão na máscara”. Abaixo, Pati Herzog ensina três receitas simples e com ingredientes que todo mundo tem em casa.

Faça você mesmo

Esfoliante hidratante facial e corporal de açúcar

Ingredientes
1 xícara de açúcar demerara orgânico
⅕ de xícara de óleo vegetal (oliva, gergelim ou coco, por exemplo)
15 gotas de óleo essencial de laranja doce
2 gota de óleo essencial de ylang ylang

Modo de fazer
Misture todos os ingredientes e guarde em um recipiente com tampa.

Máscara de açafrão da terra e aveia

Ingredientes
1 colher de chá de açafrão da terra
2 colheres de sopa de farinha de aveia (se só tiver em grãos, bata antes no liquidificador)
2 colheres de sopa de iogurte natural sem açúcar
1 colher de sobremesa de mel (opcional)

Modo de fazer
Misture todos os ingredientes, aplique uma camada no rosto e deixe por 20min. Retire com água abundante.

Máscara café, cacau e aveia

Ingredientes
1 colher de sopa de café orgânico
1 colher de sopa de cacau orgânico
½ colher de sopa de farinha de aveia
1 colher de argila branca ou dourada

Modo de fazer
Misture todos os ingredientes, coloque água até formar um creme e passe na pele. Relaxe, e retire com água abundante quando secar. Se você não tiver argila, pode substituir por uma colher de sobremesa de mel.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comVida & Estilo

Você quer ficar por dentro das notícias de vida & estilo e receber notificações em tempo real?