Mapa das espinhas: saiba o que significa a acne em cada área do rosto

Especialistas ainda explicam como amenizar os efeitos causados pela acne

atualizado 20/07/2021 11:18

mulher com acne no rostoFreepik

As espinhas aterrorizam (e muito) a adolescência de milhares de pessoas ao redor do mundo. Apesar de, na maioria das vezes, o problema persistir apenas durante a puberdade, em certos casos a acne pode continuar se manifestando ao longo da vida adulta, sendo causada por uma série de fatores. A causa principal das espinhas pode diferir, dependendo de onde estão localizadas.

Portanto, confira o chamado “mapa da acne” e descubra o que as espinhas querem dizer em cada parte do rosto!

Zona T

Quem ama cuidar da pele sabe bem qual é a zona T do rosto, certo? Mas, para quem a desconhece, é a região que contempla a testa, o nariz e o queixo. Segundo a dermatologista do Hospital San Gennaro Mayla Carbone, geralmente, as espinhas aparecem nessa área visto que os hormônios sexuais, produzidos tanto nos ovários da mulher quanto nos testículos do homem, sobretudo na puberdade, são responsáveis pelo início do funcionamento de glândulas sebáceas, muito mais ativas nessa “zona T”.

De acordo com a especialista em estética e fundadora da Sóbrancelhas, Luzia Costa, além da área da testa possuir uma maior concentração de glândulas sebáceas, o contato diário com cosméticos, como shampoos e condicionadores, pode influenciar no surgimento da acne. Já no nariz e no queixo, o acumulo de sebo é naturalmente maior, aumentando o processo inflamatório.

Continue a leitura no site Alto Astral, parceiro do Metrópoles.

Últimas notícias