*

Quando o assunto é escovação de cabelo, conseguir resultado de salão em casa é um desafio realizado com êxito por poucas pessoas. Muitas dicas circulam por aí, no entanto, muita gente não sabe que existe um estudo científico sobre a prática.

Por exemplo, deixar os fios secando naturalmente é mais prejudicial do que fazê-lo com secador. E dormir com o cabelo úmido pode estar te dando pontas duplas. E tem mais.

Cada pessoa tem entre 100 e 150 mil fios de cabelo na cabeça. Asiáticos têm as madeixas mais grossas e fortes. Africanos têm os fios mais elípticos, ou ovais, e também são bem fortes. Os dos caucasianos ficam entre os dois e são ligeiramente elípticos. Em média, nós perdemos entre 50 e 100 fios por dia.

Quem descobriu tudo isso e muito mais foi o Dr. Tim Moore, doutor em Microeletrônica pela Universidade de Cambridge e diretor de tecnologia da GHD Hair. O expert passou a vida pesquisando esse tema e desenvolveu os 12 passos – publicados inicialmente no Mail Online – para conseguir fios lustrosos, brilhantes, sem pontas duplas e a escova perfeita.

1. Entenda a estrutura do seu cabelo

Segundo Dr. Moore, você deve compreender a estrutura do seu fio antes de começar a moldar um estilo. O cabelo é feito de queratina, mesma proteína encontrada nas unhas, penas e garras. A camada externa é chamada de cutícula, rígida e protetora. O meio é conhecido como córtex, mais flexível, proporcionando força e elasticidade ao cabelo.

2. Não acredite no mito do secador

A maioria das pessoas acredita que o calor do secador é mais prejudicial do que o ar responsável por secar normalmente os fios, mas isso está errado. Dr. Moore afirma: quando você molha os fios, a água é absorvida pela camada externa, a cutícula, e a do meio, o córtex. O córtex incha, resultando em enfraquecimento.

O cabelo pode absorver até 30% do seu próprio peso na água, resultando em demora para secar. Quanto mais tempo o fio ficar molhado, mais o cabelo incha, facilitando a quebra. Se você sair de casa com os cabelos molhados, a umidade no ar fará com que os fios fiquem com frizz. Qualquer poluição química também vai deixar seu cabelo ressecado.

3. Produtos de cabelo caros não valem o preço

O preço do produto de cabelo importa sim, então não saia por aí comprando a opção mais barata. No entanto, qualquer marca que custe uma fortuna não fará nenhuma melhoria surpreendente. Um produto de nível mediano de preço é a escolha mais inteligente a se fazer.

4. Use uma toalha antes de começar com o secador

Você precisa se livrar do excesso de água com uma toalha antes de secar os fios com o secador, mas há um truque para essa técnica. Evite esfregar o cabelo, pois isso irá quebrar alguns fios fracos e incentivar o frizz. A opção é amassar as madeixas gentilmente na toalha.

5. Penteie, não escove

Nunca use uma escova no cabelo molhado porque você irá quebrar os fios. Em vez disso, use lentamente um pente largo, com dentes espaçados, para desfazer os nós embaraçados.

6. Evite cabelo molhado à noite

Dormir com cabelos molhados é um pesadelo para a saúde das suas madeixas. Quando você move sua cabeça contra o travesseiro, causa fricção, o que pode quebrar os fios.

7. Use a baixa velocidade do secador

Comece a secagem em uma temperatura baixa para evitar que o cabelo sofra um superaquecimento. Seque-o por partes, segurando o secador a uma distância de 15cm da sua cabeça. Assim que seu cabelo estiver quente, significa que ele está 90% seco e você pode diminuir a temperatura. Não se esqueça da peça chave da escova: um jato frio de ar. No finalzinho, ligue esse recurso para refazer as ligações internas do cabelo. Dr. Moore garante: isso irá selar os fios no lugar.

8. Como obter volume

Algumas pessoas acham que você precisa secar o cabelo de cabeça para baixo para obter volume, mas isso não é necessário. Na verdade, você só precisa colocar o bocal do secador o mais próximo possível do couro cabeludo para garantir o volume. Isso ocorre porque quando os fios de cabelo saem da sua cabeça em um ângulo mais alto, volume é criado.

9. Use um bocal estreito

Um bico de secador estreito ajudará a alinhar ou direcionar os fios do seu cabelo apontados na mesma direção, tornando o cabelo mais brilhante. Você também deve garantir que o secador está inclinado para baixo.

10. Prancha e babyliss

Utilize essas ferramentas apenas quando os fios estiverem completamente secos. Se eles ainda estiverem úmidos, a água aquecida se transformará em um gás, danificando os fios.

11. Cabelos cacheados

O cabelo liso cresce fora de um folículo redondo, enquanto os cachos vêm de um folículo oval. Para secar os fios encaracolados use sempre um difusor ligado ao secador de cabelo.

12. Clima

O clima úmido fará com que seu cabelo perca a forma. Para combater a umidade, use um spray de proteção contra o calor. Você alcançará seu melhor dia de cabelos comportados quando estiver seco, frio e ensolarado.



COMENTE

 
Cabelobelezasecador de cabeloescova