*

Em um dia de calor escaldante, desligar o chuveiro e tomar um banho frio parece ser uma boa pedida. Caso você se acostume com essa prática e a adote para o seu dia a dia, os benefícios para a sua pele, cabelos e até o humor podem ser ainda maiores.

De acordo com a dermatologista Joana Costa, a água fria é uma verdadeira aliada na rotina de beleza. Mas não pense que colocar o chuveiro no modo verão é o suficiente. Para você realmente usufruir de todas as vantagens, é preciso deixar o chuveiro desligado.

“Naturalmente, a água fria ajuda no fechamento de poros e dá vitalidade, deixando um brilho saudável. Agora, quando a pele está agredida por algum procedimento a laser ou peeling, a temperatura baixa auxilia na cicatrização”, explica a profissional, ressaltando que a quentura, para quem está fazendo algum tratamento, pode ser mais um fator de agressão.

Vale lembrar que a água gelada é ideal para a hidratação da pele, ainda mais com a temporada de seca chegando em Brasília. “Nesta época do ano, a derme fica mais sensível, então tomar um banho frio reduz a irritação, vermelhidão, ressecamento e a chance de piorar uma doença de pele, como a dermatite atópica”, comenta a dermatologista.

Outra dica de ouro é inspirada na rotina de beleza de Joan Crawford. A estrela de cinema sempre mergulhava seu rosto numa bacia cheia de gelo com o intuito de produzir um lifting instantâneo. Segundo Joana, a técnica funciona por causa da vasodilatação, pois aumenta a circulação da pele, e pode ser readaptada para o nosso século com algumas modificações.

“Por isso, é válido colocar líquido termal na geladeira. Quando a gente associa a procedimentos ou a cremes, temos esse efeito potencializado. Então, logo depois de lavar o rosto com água fria e passar termal gelada no rosto, os produtos terão melhor penetração e o resultado vai ser mais satisfatório porque se somam várias técnicas para aprimorar o viço e a luminosidade”, esclarece a dermatologista.

Para os cabelos, a água fria também é a melhor indicação, principalmente porque ela sela as cutículas, deixando os fios mais brilhosos e hidratados. Joana diz que o ideal seria um banho frio por inteiro, mas caso você ainda esteja receoso de encarar o ritual, um jato rápido frio nas madeixas após um banho morno também funciona.

Um bom banho frio também pode te ajudar a melhorar o humor. Um estudo da faculdade de medicina da Universidade Virgínia Commonwealth diz que o uso da água fria pode ser um tratamento alternativo para quem tem depressão.

O artigo sugere que a exposição a temperaturas baixas ativa nosso sistema nervoso simpático e aumenta os níveis de beta-endorfina e noradrenalina. “Além disso, devido à alta densidade de receptores de frio na pele, uma ducha assim envia uma quantidade esmagadora de impulsos elétricos das terminações nervosas periféricas para o cérebro, isso poderia resultar em um efeito antidepressivo”, dizem os pesquisadores.



COMENTE

 
SaúdeÁgua TermaldermatologistaÁgua friaCuidados com a Pele

Leia mais: Beleza