Coreanas têm 10 passos para tratar a pele e nós testamos todos

As asiáticas, conhecidas por terem a cútis perfeita, usam vários tipos de produtos todos os dias pela manhã

Stela Woo/Metrópoles

atualizado 17/06/2018 12:46

Há alguns meses, fizemos uma matéria sobre a rotina da beleza das coreanas. Vaidosas e exigentes, as asiáticas são conhecidas no mundo todo por terem a pele perfeita e pelos cosméticos diferentões, cheios de tecnologia. Ficamos curiosas se as muitas camadas funcionam mesmo e resolvemos testar o processo por uma semana. Ao todo, são 10 produtos divididos em limpeza, tratamento e proteção e que devem ser aplicados diariamente pela manhã.

Entramos em contato com algumas marcas, que gentilmente enviaram produtos para a missão. Entre elas: The Body Shop; Nivea; Neutrogena; Quem Disse, Berenice; L’Occitane; Natura; O Boticário; Sephora e Adcos.

A ordem é a seguinte: demaquilante à base de óleo  sabonete leve  esfoliante  tônico  óleo  creme de tratamento  sérum  creme para a área dos olhos  hidratante  filtro solar. Duas vezes por semana, uma máscara de papel é incluída na rotina. Segundo a dermatologista Danielle Aquino, da Aliança Instituto de Oncologia, a pele do rosto não consegue absorver 100% dos produtos e a rotina toda pode ser dividida em limpeza, hidratação e proteção solar.

“A pele fica mais bonita pela quantidade de hidratantes, mas, no meu entendimento, são necessários somente um demaquilante, bom sabonete, hidratante e filtro solar. As brasileiras não gostam do rosto com brilho, com indicação de oleosidade. Há preferência por produtos que deixam a pele mais seca. Tanto que os cosméticos à venda no Brasil já são modificados para diminuir o efeito molhado”, explica.

Para a dermatologista Joana Costa, o esfoliante não deve ser usado todos os dias. “Agride muito a derme. A indicação é de uma a duas vezes por semana”, explica. Além disso, é importante escolher produtos específicos para a sua pele.

Relato pessoal
“Pessoalmente, não tenho o hábito de usar cosméticos pela manhã. Lavo o rosto com sabonete específico e tento passar hidratante e filtro solar. No primeiro dia, me enrolei um pouco e demorei quase 15 minutos para aplicar todos os produtos (passei tônico demais e demorou a secar, também exagerei no óleo e minha pele ficou brilhosa o dia todo). Mas logo consegui me organizar e ajustar as quantidades. Em um dia de pressa, consegui passar por todas as etapas em apenas seis minutos.

Duas semanas depois, tenho reparado que minha pele está muito mais hidratada, mesmo com a seca. Nenhuma espinha me apareceu neste período e tenho pré-disposição para a acne. Consegui adaptar o processo inteiro à minha rotina e, mesmo após o fim do desafio, continuo usando os produtos”.

Últimas notícias