*

De passagem por Brasília para o lançamento do rímel Intense Duo Máscara Perfect Doll, de O Boticário, Sadi Consati conversou com o Metrópoles. O maquiador e apresentador da série Troca de Estilos, do canal GNT, revelou seus produtos favoritos, deu dicas de beleza e apostou em tendências para este ano.

Os cosméticos essenciais para o gaúcho são base, rímel, blush e batom. “A pele é a estrutura da maquiagem, então ter uma base que combine com a sua tonalidade e com sua necessidade de cobertura no dia a dia é importante”, explica. Para escolher a cor, o profissional recomenda testar o produto no rosto, nunca na mão ou no braço, e provar alguns até achar o certo.

“Pesquisas revelam que, no Brasil, é comum perder a noção da tonalidade da pele”, avisa. “A máscara de cílios é um dos itens mais potentes. Se for usar só um produto nos olhos, escolha esse”. Para complementar o rosto, Sadi indica o blush, que proporciona uma aparência saudável e natural.

Bruno Pimentel/Metrópoles

Outro produto queridinho do maquiador é o batom. “O matte continua em alta, por conta da durabilidade, mas a tendência atual é o cremoso, com um pouco mais de brilho”. As cores do ano, segundo Sadi, são quentes e acobreadas, próximas do marrom. Tonalidades vivas como verde, lavanda, violeta, roxo e azul também seguem populares, tanto nos olhos quanto na boca.

O no makeup (termo para maquiagens leves e naturais) é outra tendência. Diga adeus aos produtos pesados e looks dramáticos. “Temos a volta da textura na pele, com mais glow, independentemente da estação. O corretivo com efeito reflexivo serve também como iluminador”, diz. 

Sadi aponta o bronzer como forma de contornar e definir suavemente o rosto. As sobrancelhas também recebem menos atenção e tratamento. Aposte em pouco ou nenhum preenchimento e alguns fios fora do lugar.

Confira na galeria produtos e truques para fazer contorno, iluminar o rosto e delinear o olho tipo gatinho: