metropoles.com

Cinco benefícios da velha e boa Minancora para a pele

Presente na penteadeira dos brasileiros há mais de 100 anos, a famosa pomada tem propriedades antissépticas, adstringentes e cicatrizantes

atualizado

Compartilhar notícia

Getty Imges/Divulgação
minancora
1 de 1 minancora - Foto: Getty Imges/Divulgação

Tudo bem adicionar produtos novos na rotina de beleza, mas certos itens são clássicos e merecem lugar cativo na penteadeira. É o caso da Minancora, aquela pomada dos tempos da vovó amplamente usada para secar espinhas e tratar diversos outros problemas de pele.

Criada pelo farmacêutico e imigrante português Eduardo Augusto Gonçalves, a pomada passa de geração em geração com a exata mesma fórmula, mantendo-se fiel à família brasileira desde 1912.

A famosa pomada começou a ser fabricada no Brasil em 1912, em Joinville (SC), e foi registrada no Departamento Nacional de Saúde Pública três anos depois

Com ajuda de especialistas, o Metrópoles desvendou tudo que você precisa saber para aproveitar os benefícios da Minancora!

O que é?

Rica em cloreto de benzalcônio, óxido de zinco e cânfora, a pomada é um medicamento antisséptico, adstringente e cicatrizante que auxilia na prevenção e no tratamento de doenças dermatológicas, formando uma camada protetora na pele.

Segundo a dermatologista Geisa Costa, graduada em Medicina pela PUC-Campinas, a Minancora ainda tem propriedades “antipruriginosas e suavemente analgésicas”.

Benefícios

O também dermatologista Franklin Veríssimo, especialista e pós-graduado em Laser, Cosmiatria e Procedimentos pelo Hospital Albert Einstein de São Paulo, elencou cinco benefícios do produto. São eles:

  1. Seca espinhas;
  2. Previne e trata assaduras;
  3. Ajuda a curar pequenos machucados e picadas de inseto;
  4. Acelera o processo de cicatrização de queimaduras;
  5. Elimina odores dos pés e das axilas.

Ao contrário do que muita gente pensa, a pomada não tem ação clareadora. Ela apenas diminui inflamações e evita a proliferação de microorganismos na pele, minimizando a vermelhidão do rosto como um todo. “Para o clareamento da pele, recomendo a avaliação médica e normalmente indico peelings, lasers e uso de ácidos, de acordo com a necessidade de cada paciente”, elucida Franklin.

De acordo com a fabricante, a Minancora também ajuda no tratamento de frieiras.

Multifuncional e de fácil aplicação, o produto pode ser usado em diversas regiões do corpo para tratar problemas de pele
Modo de uso

Segundo o site oficial do produto, a pomada deve ser aplicada em uma quantidade suficiente para cobrir a região afetada, sobre a pele limpa e seca, duas vezes ao dia (a cada 12 horas).

Contraindicações

Adeptos do medicamento não costumam esboçar efeitos colaterais. “Mas ele é contraindicado para crianças e pacientes alérgicos a algum de seus componentes”, alerta Franklin.

A dermatologista Geisa Costa ainda diz que, em alguns pacientes, o item pode deixar a pele sensibilizada.

Galeria de produtos

Atualmente, além da pomada, é possível encontrar outros produtos com o selo de qualidade Minancora, entre eles, creme antissinais, hidratante para pés e sabonete antiacne — todos disponíveis na faixa de R$ 15.

0

*Antes de adicionar qualquer etapa na rotina de skincare, consulte um especialista.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comVida & Estilo

Você quer ficar por dentro das notícias de vida & estilo e receber notificações em tempo real?